A ocupação colonial da Amazônia, nos séculos XVII e XVIII, ...
Sobre as bases da ocupação colonial da Amazônia e seus desdobramentos na região que hoje corresponde ao estado de Rondônia, assinale a afirmativa correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: A distinção decisiva era reconhecer a política pombalina aplicada à Amazônia no século XVIII, que reorganizou aldeias e missões indígenas em vilas ou lugares com nomes portugueses.
- Quando aparecer Amazônia setecentista e política pombalina, procure medidas de reorganização administrativa de aldeamentos indígenas.
- Separe criação administrativa de reorganização administrativa: o Estado do Maranhão é de 1621, enquanto o Estado do Grão-Pará e Maranhão é reorganização do século XVIII.
- Não valide alternativa só porque cita personagem ou forte conhecido; confira se cronologia, função e contexto batem com o fato histórico.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo