Leia atentamente o trecho a seguir, retirado de "Fogo: da c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040852 Português

Fogo: da catástrofe à conservação ambiental


O fogo em vegetação é um fator ecológico que pode ser benéfico ou maléfico, dependendo de como, onde, quando e por que ele ocorre. Se descontrolado, torna-se incêndio florestal e causa destruição; se bem planejado, pode contribuir para a manutenção do clima e conservar a sociobiodivesidade. Assim, o manejo do fogo - que, no Brasil, pode estar prestes a ganhar legislação federal própria - deve considerar as necessidades ambientais e sociais, para reduzir seus efeitos negativos.

O mundo enfrenta incêndios cada vez mais catastróficos, com efeitos severos sobre clima, biodiversidade e pessoas. Esse agravamento dos efeitos negativos do fogo está relacionado às alterações climáticas (ventos mais fortes, regime pluviométrico alterado e temperaturas elevadas), associadas à ampliação das fontes de ignição, provenientes do aumento populacional e da ocupação irregular de novas áreas.

As alterações climáticas tornam a vegetação mais seca - que se torna matéria combustível -, facilitam a propagação do fogo e tornam mais difícil seu combate - mesmo que este último conte com aumento de investimentos financeiros, aporte de pessoal e mais infraestrutura. Além disso, a meta de 'fogo-zero' em vegetação gera um processo de retroalimentação positiva aos incêndios, pois mais combustível fica acumulado no ambiente.

Como exemplo, podem ser citados os incêndios: em Portugal, em 2017; na Austrália, em 2019 e no ano seguinte; no Pantanal brasileiro, em 2020; e na Grécia e Califórnia, em 2021. Em 2022, também não faltaram exemplos ruins: novamente na Califórnia (EUA), na Sibéria, em Chernobyl (Ucrânia) e vários países da Europa.

No Brasil, podemos citar o incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília, afetando aproximadamente 30% de sua área, e os da Amazônia, onde o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou a maior quantidade de focos de calor dos últimos 12 anos.

Situações extremas como essas atingiram vidas humanas, geraram perda de solo fértil, alteraram a qualidade e quantidade de água, bem como aumentaram as emissões de gases de efeito estufa.

É inegável que o medo que o fogo exerce contribui para sua predominante visão negativa. O fogo foi usado indiscriminadamente em guerras, controle e dominação, provocando devastação social e ambiental. O processo de colonização do Brasil iniciou-se em um bioma considerado sensível ao fogo, a Mata Atlântica, no litoral, onde incêndios impactavam bens de consumo e exportação, como lenha, pau-brasil e madeiras de importância naval.

Há, porém, a possibilidade de empregá-lo como uma forma de conservação ambiental embora, claro, seja necessário tomar todo o cuidado e ter certificação de que o uso do fogo é seguro tanto para pessoas quanto para ecossistemas. Dessa forma, não se argumenta em favor de queimadas em qualquer lugar, horário e feitas de qualquer forma, visto que é justamente isso que se busca prevenir por meio do uso do fogo como meio de conservação ambiental.

SILVA, Camila Souza. Et al. Fogo: da catástrofe à conservação ambiental. Ciência hoje. Disponível em: ental ://cienciahoje.org.br/artigo/fogo-da-catastrofe-a-conservacao-ambiental/ Acesso em: 04 nov., 2022.

Leia atentamente o trecho a seguir, retirado de "Fogo: da catástrofe à conservação ambiental":


O mundo enfrenta incêndios cada vez mais catastróficos , com efeitos severos sobre clima, biodiversidade e pessoas. Esse agravamento dos efeitos negativos do fogo está relacionado às alterações climáticas (ventos mais fortes, regime pluviométrico alterado e temperaturas elevadas), associadas à ampliação das fontes de ignição , provenientes do aumento populacional e da ocupação irregular de novas áreas.


Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, sinônimos das palavras destacadas no texto:



Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise da Questão:

A questão aborda o reconhecimento de sinônimos a partir de palavras destacadas em um texto sobre o uso do fogo e suas implicações ambientais. O entendimento adequado do contexto é essencial para identificar as alternativas corretas.

Alternativa Correta: A - trágicos - desfavoráveis - combustão

Vamos analisar cada uma das palavras:

  • Trágicos: Sinônimo de catastróficos, que expressa uma situação extremamente negativa, como os incêndios mencionados no texto.
  • Desfavoráveis: Refere-se a algo que traz desvantagens ou consequências negativas, alinhando-se ao contexto dos efeitos do fogo.
  • Combustão: Termo técnico que se refere ao processo de queima, adequado ao contexto da discussão sobre fogo.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

B - trágicos - descomplicados - combustão: A palavra “descomplicados” não condiz com o contexto negativo do fogo, que é complexo e geralmente problemático.

C - trágicos - favoráveis - ignescência: “Favoráveis” contraria a ideia de que os incêndios têm efeitos negativos. Além disso, “ignescência” não é um termo comum e não se aplica adequadamente ao contexto.

D - horrorosos - favoráveis - combustão: Embora “horrorosos” possa ser um sinônimo adequado, “favoráveis” é uma escolha errada, pois não reflete os impactos negativos do fogo.

E - tristes - desfavoráveis - chuva: “Tristes” não é um sinônimo adequado para “catastróficos”, e “chuva” não se relaciona com o contexto do uso do fogo.

Conclusão: A alternativa A apresenta os sinônimos corretos e estão em harmonia com o contexto do texto, demonstrando a relação negativa do fogo em situações de incêndios.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

onde ta as palavras destacadas !!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo