Observe a colocação do pronome em: “Pesquisadores do idioma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q813378 Português
Leia o texto a seguir e responda à questão.


A MAQUIAGEM QUE VIRA VÍCIO
Por Luiz Costa Pereira Junior Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos/77/a-maquiagem-que-vira-vicio-252542-1.asp Acesso em 23/03/2012 

Muita gente padece de cacoetes de linguagem. Termos-muletas, cacos verbais e fórmulas de raciocínio surgem ("meio que" ou "tipo assim") petrificados, repetidos no automático, de forma viciada ou fora de contexto, incomodando o ouvido ou o olho alheio e desvalorizando a mensagem.
Pesquisadores do idioma se perguntam se os vícios de linguagem seriam, "tipo assim", meros cacoetes passíveis de correção por quem se autopolicia ou "meio que" um sintoma de um vazio maior e mais orgânico na comunicação. Mas o uso dessas muletas expressivas pode encobrir tanto os clichês empregados independentemente da sua necessidade como uma trapaça nem sempre voluntária na comunicação.
(...)
Palavras e expressões são, então, petrificadas na linguagem de quem as usa a esmo. A recorrência crônica a clichês, dizem os especialistas, seria provocada pela dificuldade de o usuário do idioma construir conexões, estabelecer adequada passagem entre um raciocínio e outro, uma frase e outra. Nem toda marcação repetitiva, claro, é vício. Há expressões recorrentes, sem significado aparente numa frase, que servem antes para destacar partes do discurso ou reforçar um sentido. Algumas são até desejadas no meio em que ocorrem.
(...) 
Fora de contextos fáticos como o dos celulares, como nem sempre são percebidas como defeito de comunicação, a expressão e a linha de raciocínio viciadas podem ser, "tipo assim", até desejadas pelo interlocutor.
Há neuróticos da linguagem que tornaram correntes palavras e construções-muletas, como as do gerundismo, e revestimentos retóricos que viraram chagas profissionais, como o preciosismo vocabular do universo jurídico (...). 

Observe a colocação do pronome em: “Pesquisadores do idioma se perguntam se os vícios de linguagem seriam...” 
Assinale a alternativa em que a colocação pronominal NÃO está de acordo com as regras gramaticais: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Análise da Questão sobre Colocação Pronominal

A questão apresentada envolve a colocação pronominal, que é uma parte da morfologia da língua portuguesa. A colocação pronominal refere-se à posição que os pronomes ocupam em relação ao verbo. Existem três posições principais: próclise (antes do verbo), ênclise (depois do verbo) e mesóclise (no meio do verbo, geralmente em futuro do presente ou futuro do pretérito).

A alternativa correta, que não está de acordo com as regras gramaticais, é a letra A: Diria-se que a questão é mais difícil do que se pensava. Neste caso, a utilização do pronome "se" está correta, mas a expressão "diria-se" é um exemplo de ênclise que não se aplica corretamente ao contexto. O uso da ênclise deve ser evitado quando há palavras atrativas antes do verbo, como advérbios ou pronomes.

Agora vamos analisar as demais alternativas:

Alternativa B: Para que te ponhas consciente, contar-te-ei todos os detalhes da situação. Nesta frase, a colocação dos pronomes "te" e "te" está correta, pois aparecem após os verbos a que se referem, seguindo a regra da ênclise.

Alternativa C: Não se mediram esforços quando o assunto foi ajudá-los. Aqui, o pronome "se" também está corretamente posicionado antes do verbo "mediram", o que é adequado, pois não existem palavras atrativas que exigiriam a ênclise.

Alternativa D: Emprestar-lhe-á os livros dos quais me falou. A utilização do pronome "lhe" e "me" também está correta. O pronome "lhe" aparece após o verbo "emprestar", respeitando a posição de ênclise.

Portanto, a única alternativa que não se ajusta às regras gramaticais de colocação pronominal é a A, que é a resposta correta.

Em resumo:

  • A alternativa A apresenta um erro de colocação pronominal.
  • As alternativas B, C e D estão corretas em relação à colocação dos pronomes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A)  mesoclise

 

Gab: Letra A

 

 O correto é dizer-se-ia que a questão é mais difícil do que se pensava. Quando houver verbo no futuro do pretérito, usa-se mesóclise.

gabarito letra a)

Ninguém estuda a mesóclise com frequência, admitam...

Dizer-se-ia que essa questão sobre mesóclise é mais difícil do que se pensava.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo