Quanto à concordância verbal, assinale a única alternativa ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Não se pensam em faculdades pequenas como opções melhores que as Universidades Federais.
"Pensam" está no plural, mas o sujeito paciente é "em faculdades pequenas" (objeto preposicionado, não é sujeito). Na verdade, "não se pensa" (impessoal) é a forma correta, pois não há sujeito determinado. A construção deveria ser "Não se pensa em faculdades...". Incorreta.
B) Depois que Yara deixou que a vida a levasse, esclareceram-se seus caminhos.
"Esclareceram-se" está no plural, e o sujeito paciente é "seus caminhos" (plural). Portanto, a concordância está correta: "esclareceram-se" (plural) com "caminhos" (plural). Correta.
C) Estudaram-se a Química Tecnológica na UNICAMP.
"Estudaram-se" está no plural, mas o sujeito paciente é "a Química Tecnológica" (singular). O correto seria "Estudou-se a Química Tecnológica...". Incorreta.
D) Comentaram-se muito sobre a decisão de trancar a UNICAMP.
"Comentaram-se" está no plural, mas a construção é impessoal (não há sujeito determinado). Deveria ser "Comentou-se muito sobre...". Incorreta.
E) Convocou-se os candidatos que estavam na lista de espera.
Convocou-se" está no singular, mas o sujeito paciente é "os candidatos" (plural). O correto seria "Convocaram-se os candidatos...". Incorreta.
Resposta b
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo