O período “No Ensino Médio, como estudei em ETEC, precisei ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não entendi
No Ensino Médio, JÁ QUE estudei em ETEC -> precisei escolher um técnico
Causa pode ser substituída por:
" já que "
" uma vez que "
"No ensino médio, JA QUE estudei em etec..."
Enunciado:
O período “No Ensino Médio, como estudei em ETEC, precisei escolher um técnico” possui uma estrutura sintática composta por
❌ Erro: não é adjetiva, porque não caracteriza nenhum substantivo. A oração “como estudei em ETEC” não qualifica, mas justifica a ação.
✅ Correta: a oração “como estudei em ETEC” introduz causa para a necessidade de escolher um técnico. Oração principal = “precisei escolher um técnico”.
❌ Erro: não há coordenação, mas subordinação. Além disso, não existe ideia de soma/adicionalidade, mas de justificativa.
❌ Erro: assim como na A, não é adjetiva, porque não restringe substantivo nenhum.
❌ Erro: não há conclusão, mas explicação de causa.
✅ Gabarito final: B
No Ensino Médio, como estudei em ETEC, precisei escolher um tecnico...
COLOQUE NA ORDEM DIRETA > No Ensino Médio precisei escolher um tecnico como estudei em ETEC.
> uma vez que
> ja que
> visto que
- essa troca confirma a conjunção subordinada adverbial causal. Na frase do enunciado ela vem separada por virgula, pois está deslocada!!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo