O primeiro levante tenentista que protestou contra as oligar...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
O que precisava saber: Era necessário saber que o tenentismo foi um movimento político-militar de jovens oficiais do Exército, crítico à República Oligárquica, ao domínio das oligarquias estaduais e às fraudes eleitorais, e que seu primeiro levante foi a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em 1922, em reação à eleição e posse de Artur Bernardes.
Critério decisivo: A alternativa correta é a que nomeia a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, pois foi o primeiro levante tenentista e ocorreu em protesto contra o predomínio oligárquico e a posse de Artur Bernardes, em julho de 1922.
- Se o enunciado mencionar o primeiro levante tenentista, a referência correta é a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em 1922.
- Associe o tenentismo à crítica à República Oligárquica, ao domínio das oligarquias estaduais e às fraudes eleitorais.
- Diferencie movimentos do tenentismo de outras revoltas militares ou regionais da Primeira República que ocorreram em contextos distintos.
- Quando aparecer a posse de Artur Bernardes como marco político, verifique a relação com a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
OCORRIDA EM 5 DE JULHO DE 1922, A REVOLTA DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA FOI O PRIMEIRO LEVANTE DO MOVIMENTO TENENTISTA. OS JOVENS OFICIAIS DO EXÉRCITO PROTESTAVAM ABERTAMENTE CONTRA O DOMÍNIO DAS OLIGARQUIAS RURAIS (A POLÍTICA DO "CAFÉ COM LEITE"), CONTRA AS FRAUDES ELEITORAIS E, ESPECIFICAMENTE, CONTRA A VITÓRIA E FUTURA POSSE DO PRESIDENTE ARTUR BERNARDES (CANDIDATO APOIADO PELAS OLIGARQUIAS PAULISTA E MINEIRA).
GABARITO E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo