Leia com atenção as alternativas e assinale aquela com acen...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema gramatical: Ortografia e Acentuação Gráfica
A questão testa seu conhecimento sobre o uso correto da acentuação gráfica em palavras e expressões da Língua Portuguesa. Segundo as normas do Novo Acordo Ortográfico e da Gramática Normativa, algumas palavras e locuções exigem acento gráfico para indicar, por exemplo, crase (à), diferenciação de palavras homógrafas ou nomes próprios (Terra quando se refere ao planeta).
Estratégia para resolver: Leia cada alternativa com atenção, procurando por palavras que possam exigir acento, especialmente a crase (à) e nomes próprios. Sempre questione: há fusão de preposição com artigo? É nome próprio que precisa de destaque? Verifique se o acento está presente e se está correto conforme as regras.
Análise da alternativa correta:
D - Existem cientistas que acreditam que os alienígenas enfim chegaram à Terra.
Nesta alternativa, temos dois pontos importantes:
- Craise (à): O acento grave indica a fusão da preposição a (do verbo chegar a algum lugar) com o artigo definido feminino a (Terra), formando à. Segundo a Gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra, a crase ocorre quando há essa fusão obrigatória.
- Terra com inicial maiúscula: Quando Terra refere-se ao planeta, deve ser escrita com inicial maiúscula (Gramática Normativa e VOLP).
Portanto, “chegaram à Terra” está corretamente acentuada e escrita.
Análise das alternativas incorretas:
A - A bola passou rente a trave.
Erro: Falta de crase em à trave. O correto seria “rente à trave”, pois há fusão da preposição a com o artigo a antes de palavra feminina. Regra: Usa-se crase antes de palavras femininas que exigem preposição “a”.
B - marinheiros finalmente chegaram à terra.
Erro: Embora a crase esteja correta (à terra), o termo terra deveria ser escrito com inicial maiúscula (Terra) se se referisse ao planeta. No entanto, como está em minúscula, parece referir-se ao solo, não ao planeta. Além disso, a frase inicia com letra minúscula, o que é inadequado.
C - Aquela professora, eu devo o meu amor pela literatura.
Erro: Não há relação com acentuação gráfica nesta alternativa, pois nenhuma palavra exigiria acento conforme as regras ortográficas. Além disso, a frase está incoerente gramaticalmente.
Dica para provas futuras: Sempre que encontrar uma expressão como “chegar a” seguida de palavra feminina, questione se há crase. Lembre-se também de diferenciar nomes próprios (planeta Terra) de substantivos comuns (terra como solo). Fique atento a inicial maiúscula em nomes de planetas e a erros de ortografia e pontuação.
Resumo: A alternativa D é a única com acentuação correta conforme as normas ortográficas, usando adequadamente a crase e a inicial maiúscula em nome próprio.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Revisar
Eu pensei que casa ,terra e distância so receberia crase se estivesse especializada
No caso, "Terra" está especificada, pois começa com a letra maiúscula, referindo-se a planeta terra.
Vou a, volto da: crase há; Vou a, volto de: crase pra quê?
B) marinheiros finalmente chegaram à terra.
Aqui está uma armadilha clássica. A palavra "terra" no sentido de "chão firme", em oposição a "a bordo", não admite artigo. Se não há artigo "a", não pode haver fusão.
O verbo "chegar" exige a preposição "a", mas ela atua sozinha.
O mesmo acontece com a palavra "casa".
Se o termo for usado de forma genérica ele repele o artigo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo