O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: SABESP Prova: FCC - 2014 - SABESP - Enfermeiro do Trabalho |
Q924049 Enfermagem

Atenção: Para responder à questão, considere o caso hipotético vivenciado por uma equipe de saúde da família descrito abaixo.


      Um homem (Sr. X) de 67 anos, marceneiro aposentado, sempre comparecia à unidade com suas queixas, provocando uma sensação de impotência na equipe: estava medicado, diabetes controlada, mas o quadro depressivo vinha se mantendo inalterado. Um agente comunitário lembrou que o Sr. X sentia muita solidão, fato verificado na visita domiciliar. A equipe da Saúde da Família convidou a equipe de Saúde Mental e juntas elaboraram uma proposta de convidar o Sr. X para ensinar marcenaria aos adolescentes. Tanto o Sr. X como alguns adolescentes aceitaram a ideia e a proposta se concretizou.


      Com esse novo trabalho, o Sr. X foi melhorando: as queixas diminuíram, as visitas à unidade básica de saúde já não se repetiam tanto quanto antes. A equipe concluiu que o Sr. X precisava muito da convivência com outras pessoas, sentir-se útil, produtivo, incluído na sua comunidade, contribuindo de alguma maneira. A equipe resolveu viabilizar novas ações e acionaram o Conselho Gestor, o distrito de saúde e outras entidades da comunidade. 

Ao analisar o relato, no contexto da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, observa-se que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!