Carlos Zílio nasceu em 1944, no Brasil, e esteve preso duran...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q490657 Educação Artística
Carlos Zílio nasceu em 1944, no Brasil, e esteve preso durante o regime militar. Sua obra depois desse período retrata experiências vivenciadas. Em “Identidade ignorada” (1974), o artista trata sobre o anonimato das vítimas da repressão política, cuja mensagem, a ideia, é mais importante, e indiferente à preocupação que tradicionalmente os artistas tiveram de produzir obras bonitas ou agradáveis, portanto, trata-se de um trabalho de arte conceitual. (AMARAL, A.; TORAL, A. Arte e Sociedade no Brasil: de 1957 a 1975. São Paulo: Instituto Callis, 2005, v. 2.)

                        imagem-001.jpg

Considerando o tema na obra de Carlos Zílio, conforme texto e imagem acima e as orientações curriculares para as aulas de Artes Visuais na Educação de Jovens e Adultos, o estudo da obra desse artista possibilita:

1- refletir sobre a ação socioambiental desse artista e compreender que a arte conceitual se preocupa em plasmar algo palpável para o público, em detrimento da concepção que o artista tem dos problemas sociais e políticos.
2- identificar e observar que as Artes Visuais utilizam diferentes materiais, técnicas e procedimentos artísticos.
3- compreender as relações e questões sociais e políticas como fonte de conhecimento para a criação artística.
4- estabelecer um diálogo, promovendo momentos de experiência do indivíduo com a obra – o estranhamento, a admiração e a resposta poética.

O correto está em:
Alternativas