No âmbito da PNH, os conceitos de protagonismo, corresponsab...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
O que precisava saber: Na PNH, protagonismo, corresponsabilidade e autonomia significam que usuários, trabalhadores e gestores são sujeitos implicados no processo de produção da saúde, com participação ativa na organização do cuidado e da gestão. Corresponsabilidade envolve compartilhamento de responsabilidades entre os envolvidos, e autonomia se relaciona ao fortalecimento da capacidade de decisão e participação dos sujeitos, em vez de relações hierarquizadas e verticalizadas.
Critério decisivo: Na PNH, esses conceitos indicam participação ativa e compartilhada de usuários, trabalhadores e gestores na produção do cuidado e da saúde; não há transferência exclusiva de responsabilidade ao usuário nem centralização apenas na gestão.
- Em itens sobre PNH, verifique se a alternativa inclui conjuntamente usuários, trabalhadores e gestores como sujeitos do cuidado e da gestão.
- Quando aparecer corresponsabilidade, procure a ideia de compartilhamento de responsabilidades, e não de atribuição integral a um único sujeito.
- Associe autonomia e protagonismo à participação ativa dos sujeitos, não a relações verticalizadas ou hierárquicas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo