O Índice Percentual de Reconhecimento da Fala (IPRF) mede a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645665 Fonoaudiologia
O Índice Percentual de Reconhecimento da Fala (IPRF) mede a habilidade do paciente em repetir palavras (monossílabos ou dissílabos) com, aproximadamente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão está relacionado ao Índice Percentual de Reconhecimento da Fala (IPRF), que é uma medida utilizada em fonoaudiologia para avaliar a habilidade de um indivíduo em reconhecer e repetir palavras. Este índice é importante para entender a capacidade auditiva e de processamento de fala dos pacientes.

Para responder corretamente à questão, é necessário compreender que o IPRF geralmente é medido em um nível de sensação específico que facilita a clareza da fala para o sujeito em teste. Este nível é um ponto em que a intensidade sonora é confortável e permite a melhor discriminação das palavras.

A alternativa A - 40 dB Nível de Sensação é a correta. Normalmente, o IPRF é avaliado em torno de 40 dB Nível de Sensação porque este nível costuma ser ideal para garantir que o paciente consiga processar e repetir palavras de forma eficiente, sem que o som esteja muito baixo ou excessivamente alto, o que poderia distorcer a percepção correta da fala.

Vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:

B - 60 dB Nível de Sensação: Este nível de sensação pode ser desconfortavelmente alto para muitos pacientes e pode não refletir a condição ideal para reconhecimento de fala em testes audiométricos.

C - 80 dB Nível de Sensação: Assim como a alternativa anterior, este nível é ainda mais alto, o que poderia causar desconforto auditivo e não fornecer uma medida precisa do reconhecimento da fala em condições normais.

D - 90 dB Nível de Sensação e E - 100 dB Nível de Sensação: Níveis tão elevados são geralmente utilizados em testes de limiar de desconforto ou em situações específicas, mas não são apropriados para medir o IPRF, pois podem causar distorção e desconforto, comprometendo a precisão do teste.

Para interpretar questões como esta, o aluno deve focar em palavras-chave relacionadas à prática clínica e entender conceitos básicos de audiometria e avaliação auditiva. Assim, fica mais fácil identificar a alternativa que representa o cenário mais comum e esperado na prática.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo