[...] os recursos públicos estão sendo privatizados e o fin...
[...] os recursos públicos estão sendo privatizados e o financiamento de novos fundos não têm mais a responsabilidade pública. Trata-se da implementação de uma ideologia da responsabilização do indivíduo segundo o qual, se não conseguir competir, deve viver como “pária”, como excluído. Como há menos condições de competição nos indivíduos, ou porque sejam cada vez mais exigentes, a consequência desse processo é a produção, cada vez maior, de párias sociais.
FALEIROS, Vicente de Paula. Desafios do serviço social na era da globalização. In: Serviço social e Sociedade, São Paulo, n. 61, 1999.
Acerca da oração destacada, é linguisticamente adequado afirmar que, em relação à última oração, ela expressa uma circunstância de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: O item avalia interpretação de orações subordinadas adverbiais, com foco em identificação da relação de causa entre orações no contexto do texto.
Justificativa da alternativa correta (A – causa):
No trecho destacado, “Como há menos condições de competição nos indivíduos”, a oração representa a causa da oração principal, que traz a consequência: "a consequência desse processo é a produção... de párias sociais".
De acordo com a norma-padrão (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa), as orações subordinadas adverbiais causais indicam o motivo ou a razão da ação expressa na oração principal. São introduzidas por conjunções como “porque”, “já que”, “visto que” e “como” (quando apresenta valor de causa, especialmente no início da frase).
Exemplo clássico das gramáticas (Cunha & Cintra): “Como choveu muito, a prova foi adiada.” – Aqui, “Como choveu muito” indica a causa para o adiamento.
Portanto, a oração destacada mostra por que há aumento dos párias sociais: por haver menos condições de competição nos indivíduos.
Análise das alternativas incorretas:
B) concessão: Incorreta. Orações concessivas indicam oposição (ex.: “embora”, “ainda que”), o que não ocorre aqui.
C) comparação: Incorreta. Orações comparativas exigem relação de semelhança (ex.: “como”, “assim como”) entre elementos, o que não aparece no trecho.
D) conformidade: Incorreta. Orações conformativas trazem acordo ou conformidade (ex.: “conforme”, “segundo”). “Como”, neste caso, não traz esse valor.
E) consequência: Incorreta. A consequência está na oração principal, e não na subordinada destacada. O trecho destacado mostra a razão, não a resultante.
Estratégia para provas: Sempre identifique a conjunção e o valor semântico que ela traz no contexto, pois conjunções polissêmicas podem ser pegadinhas (ex.: “como” pode ser causal, comparativo ou de conformidade, dependendo do uso!).
Resumo: O fragmento destacado expressa causa. Alternativa A é a correta, de acordo com a gramática e com a leitura do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
Como há menos condições de competição nos indivíduos.
>>> temos uma conjunção subordinativa causal, introduzindo uma oração que é causa da oração principal, podendo ser substituída por: já que: Já que há menos....
Força, guerreiros(as)!!
Causal – introduzem uma oração que é a causa da ocorrência da oração principal.
São elas : porque, que , como (=porque) , pois que , uma vez que , visto que , já que , etc ...
Ex1 : Ele não fez a pesquisa / porque não dispunha de meios
Efeito Causa
Ex2 : Como não se interessa por arte, / desistiu do curso.
Causa Efeito
A própria questão diz isto: "...a consequência desse processo é a produção, cada vez maior, de párias sociais."
Ou seja, a produção, cada vez maior de párias sociais é uma consequência de haver menos competição entre os indivíduos. Causa/Consequência e vice-versa.
A oração causal sempre indica MOTIVO,portanto haver menos condições de competição nos indivíduos é o motivo da produção,cada vez maior,de párias sociais.
Foco,Força e Fé!
JÁ QUE há menos condições de competição nos indivíduos. A consequência desse processo é a produção, cada vez maior, de párias sociais.
Relação de causal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo