Os PCN que tratam da Pluralidade Cultural trazem, em seu boj...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2435389 Pedagogia

Os PCN que tratam da Pluralidade Cultural trazem, em seu bojo, as contribuições para subsidiar o trabalho pedagógico desse tema nas salas de aula da Educação Básica, sobretudo do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano). Quanto a essa premissa, relacione a primeira coluna com a segunda.



1. Fundamentos éticos.

2. Conhecimentos históricos e geográficos.

3. Conhecimentos sociológicos.

4. Conhecimentos antropológicos.

5. Linguagens e representações.



( ) Toda seleção curricular é marcada por determinantes e fatores culturais, sociais e políticos, que podem ser analisados de forma isolada, para efeito de estudo, mas que se encontram amalgamados no social. Esses conhecimentos são, portanto, indispensáveis na discussão da Pluralidade Cultural, pelas possibilidades que abrem de compreensão de processos complexos, onde se dão interações entre fenômenos de diferentes naturezas.

( ) A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e equidade, solidariedade, diálogo no cotidiano; é a de encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.

( ) No contexto educacional, é necessário considerar diferentes modos de comunicação, como o corpo e as artes em geral, permitindo transversalizar, em particular, com Educação Física e Arte. A música, a dança, as artes em geral, vinculadas aos diferentes grupos étnicos e a composições regionais típicas, são manifestações culturais que a criança e o adolescente poderão conhecer e vivenciar.

( ) O conhecimento dos processos de formação de sociedades diferentes da nossa pode significar o dimensionamento correto do absurdo, do ponto de vista ético, de práticas como a escravidão, de sua mercantilização e das repercussões que os povos africanos enfrentam por isso.

( ) No campo dos estudos científicos, afirma-se que todo e qualquer indivíduo nasce no contexto de uma cultura e, ao longo de sua vida, ajuda a produzi-la. Não existe ser humano sem cultura, mesmo que não saiba ler, escrever e fazer contas. É como se fosse possível dizer que o homem é biologicamente incompleto: não sobreviveria sozinho sem a participação das pessoas e do grupo que o gerou. A escola deve posicionar-se criticamente em relação a esses fatos, mediante informações corretas, cooperando no esforço histórico de superação de problemas gravíssimos, como o racismo e muitas outras formas de discriminação.



A sequência está CORRETA em:

Alternativas