Associe a coluna relativa aos aparelhos de testes, apresen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186377 Mecânica
Associe a coluna relativa aos aparelhos de testes, apresentada à esquerda, com a coluna relacionada à instrumentação, disposta à direita.
I – Osciloscópio
II – Potenciômetro
III – Megôhmetro

P – Relés eletrônicos
Q – Termopares
R – Instrumentos de pressão
S – Válvulas solenoides
As associações corretas são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B - I – P , II – Q , III – S

Tema central da questão:

Esta questão aborda a associação correta entre instrumentos de medição/teste e seus principais campos ou funções de aplicação. É fundamental conhecer o uso típico de cada aparelho em processos industriais, manutenção e instrumentação, base da Metrologia aplicada.

Resumo teórico:

  • Osciloscópio: Instrumento eletrônico que mede e exibe sinais elétricos variáveis no tempo, ideal para analisar o funcionamento de componentes eletrônicos, como relés eletrônicos.
  • Potenciômetro: Usado para medir diferença de potencial (tensão), sendo largamente empregado na calibração e teste de termopares (sensores de temperatura).
  • Megôhmetro: Equipamento que mede resistência elétrica muito alta, geralmente utilizado na verificação de isolamento de válvulas solenoides e outros componentes elétricos.

Fontes: Manual do SENAI de Instrumentação Industrial; NBR 14105 (ABNT) e catálogos técnicos de fabricantes.

Justificativa da alternativa correta (B):

  • I – Osciloscópio – P (Relés eletrônicos): O osciloscópio permite analisar o funcionamento de circuitos rápidos como relés eletrônicos, visualizando seus sinais de entrada/saída.
  • II – Potenciômetro – Q (Termopares): A calibração de termopares requer a medição precisa de pequenas diferenças de tensão, tarefa ideal para o potenciômetro.
  • III – Megôhmetro – S (Válvulas solenoides): O megôhmetro mede a resistência de isolamento em componentes como válvulas solenoides, prevenindo falhas por fuga de corrente.

Análise das alternativas incorretas:

  • A: Associa megôhmetro com instrumentos de pressão, o que não faz sentido, pois não há ligação direta.
  • C: Osciloscópio com termopares não é apropriado; termopares não geram sinais visíveis por osciloscópio.
  • D: Erro ao ligar potenciômetro a instrumentos de pressão; não há relação direta.
  • E: Osciloscópio com válvula solenoide não é aplicação típica, e megôhmetro com instrumentos de pressão é inadequado.

Estratégia para interpretar esse tipo de questão:

Procure sempre associar o princípio de funcionamento do instrumento ao componente mais comum de sua aplicação. Fique atento a associações absurdas ou sem respaldo prático.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo