“O Brasil é um país autônomo e independente politicamente, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: INAZ do Pará Órgão: Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO Provas: INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Assistente Social | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Controlador de Município | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Farmacêutico | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Fisioterapeuta | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Coordenador Pedagógico | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Médico | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Nutricionista | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Orientador Pedagógico | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Odontólogo | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Professor de Ciências - Licenciatura | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Professor de Educação Física | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Professor de História - Licenciatura | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Professor de Informática - Licenciatura em Computação | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Professor de Matemática - Licenciatura | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Professor de Pedagogia - Licenciatura | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Enfermeiro | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Professor de Português - Licenciatura | INAZ do Pará - 2024 - Prefeitura de São Sebastião do Tocantins - TO - Psicopedagogo |
Q3107796 Atualidades
“O Brasil é um país autônomo e independente politicamente, possui um território dividido em estados, que nesse caso são vinte seis, além do distrito federal que representa uma unidade da federação que foi instituída com intuito de abrigar a capital do Brasil e também a sede do Governo Federal”.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/divisaopoliticoadministrativa-brasil.htm Acesso em 07.11.2024.
Ainda sobre o contexto da organização político-administrativa e territorial do Brasil, analise as assertivas abaixo. A seguir aponte a alternativa CORRETA.

I - As divisões territoriais do Brasil incluem estados, municípios e distritos, além de regionalizações como regiões e complexos regionais, para facilitar a administração e o controle do país.
II - O Mato Grosso do Sul e Tocantins são exemplos de estados criados em razão de divisões territoriais mais recentes, estabelecidas, respectivamente, em 1977 e 1988.
III - Os estados brasileiros possuem autonomia para criar leis independentes, que não precisam seguir a Constituição Federal, desde que atendam às necessidades locais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Explicação do Tema Central:

A questão aborda a organização político-administrativa e territorial do Brasil. Este é um tema relevante para assistentes sociais, pois a compreensão das divisões territoriais e da autonomia dos estados é fundamental para lidar com políticas públicas, legislações locais e direitos dos cidadãos.

Resumo Teórico:

O Brasil tem um sistema federativo que inclui a União, estados, municípios e o Distrito Federal. De acordo com a Constituição Federal de 1988, cada unidade federativa possui autonomia para gerir seus próprios assuntos, mas sempre em conformidade com a Constituição.

Os estados têm o poder de legislar sobre questões locais, mas essas leis devem estar alinhadas com a Constituição Federal. A divisão territorial em estados, municípios e distritos tem como objetivo facilitar a administração e implementação de políticas públicas.

Justificativa da Alternativa Correta:

Assertiva I: Correta. O Brasil é dividido em estados, municípios e distritos para facilitar a administração do país. Além disso, utiliza regionalizações para fins administrativos e socioeconômicos.

Assertiva II: Correta. Mato Grosso do Sul foi criado em 1977 e Tocantins em 1988, como resultado de divisões territoriais recentes no contexto brasileiro.

Análise das Alternativas Incorretas:

Assertiva III: Incorreta. Os estados têm autonomia para criar leis, mas estas não podem contrariar a Constituição Federal. Devem respeitar normas gerais e princípios estabelecidos nacionalmente.

Como assistente social, é importante compreender essas divisões e autonomias, pois influenciam diretamente a aplicação de políticas sociais e a defesa dos direitos dos cidadãos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Correta: O Brasil possui divisões territoriais como estados, municípios e o Distrito Federal. Além disso, existem regionalizações, como as regiões geográficas, que facilitam a administração e o controle do país.

II. Correta: Mato Grosso do Sul foi criado em 1977 e Tocantins em 1988, ambas as divisões territoriais mais recentes.

III. Errada: Embora os estados tenham autonomia para criar leis, elas devem seguir a Constituição Federal. Não é permitido criar leis que contrariem os princípios constitucionais.

misturou: geografia, direito administrativo, história e constitucional, tudo numa questão só.

ENQUANTO O MUNDO GIRA, O CONCURSEIRO SE VIRA!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo