Considerando a NBR 5410 em relação aos circuitos alimentador...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q885764 Engenharia Elétrica

Considerando a NBR 5410 em relação aos circuitos alimentadores e de comando para motores elétricos, motores de indução com rotor de gaiola, de potência nominal unitária não superior a 150 kW, operados em regime S1, excluídas as aplicações de motores com potência não superior a 1,5 kW que acionem aparelhos eletrodomésticos e eletro-profissionais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O dimensionamento dos condutores que alimentam motores deve ser tal que, durante a partida do motor, a queda de tensão nos terminais do dispositivo de partida não ultrapasse 10% da respectiva tensão nominal e a queda nos demais pontos da instalação não ultrapasse o limite de 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s).

II. Os circuitos de comando de motor devem ser concebidos de modo a garantir o religamento automático do motor após parada decorrente de queda ou falta de tensão.

III. Dispositivos que limitem a corrente de arranque do motor não devem ser utilizados para motores com potência superior a 5 CV.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA E)

6.5.1.3.3 Queda de tensão na partida do motor
O dimensionamento dos condutores que alimentam motores deve ser tal que, durante a partida do motor, a
queda de tensão nos terminais do dispositivo de partida não ultrapasse 10% da respectiva tensão nominal,
observados os limites de 6.2.7.1 para os demais pontos de utilização da instalação.

6.2.7 Quedas de tensão
6.2.7.1 Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser
superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação:
a) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de
propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s);

6.5.1.6 Circuitos de comando de motor
6.5.1.6.1 Os circuitos de comando de motor devem ser concebidos de modo a impedir o religamento
automático do motor após parada decorrente de uma queda ou falta de tensão, caso esse religamento possa
causar algum perigo.

A alternativa correta é a E. A afirmativa I está correta, pois a NBR 5410 estabelece que na partida de motores a queda de tensão não deve ultrapassar 10% nos terminais de partida e 7% nos demais pontos. As outras estão incorretas: a norma exige proteção contra o religamento automático por segurança (II) e não proíbe limitadores de corrente de arranque (III).

Siga-me @rexconcurseiro

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo