Mauss observou que os presentes criam três ações distintas,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3545665 Português
Por que as pessoas trocam presentes?

Sem dúvida, os presentes servem a muitos propósitos. Alguns psicólogos observam um "brilho no olhar" — um prazer intrínseco — associado ao ato de dar presentes.

Os teólogos notaram como presentear é uma forma de expressar valores morais — como amor, bondade e gratidão — no catolicismo, no budismo e no islamismo. E filósofos consideravam presentear como a melhor demonstração de altruísmo.

Não é de admirar que os presentes sejam uma parte central do Natal e de outros feriados de fim de ano − e que algumas pessoas possam até ficar tentadas a considerar a Black Friday, o dia das ofertas da época de compras de fim de ano, como um feriado em si.

Mas de todas as explicações sobre a razão pela qual as pessoas dão presentes, a que considero mais convincente foi dada em 1925 por um antropólogo francês chamado Marcel Mauss.

Mauss observou que os presentes criam três ações distintas, mas extremamente relacionadas. Presentes são dados, recebidos e retribuídos.

O primeiro ato de dar estabelece as virtudes de quem dá. Ele expressa sua generosidade, bondade e honra.

O ato de receber o presente, por sua vez, mostra a disposição da pessoa em ser homenageada. Essa é uma forma de quem recebe mostrar sua generosidade, mostrar que está disposto a aceitar o que lhe foi oferecido.

O terceiro componente é a reciprocidade, retribuindo o que foi dado primeiro. Essencialmente, espera-se − implícita ou explicitamente − que agora a pessoa que recebeu o presente devolva um presente ao doador original.

Mas então, é claro, assim que a primeira pessoa receber algo em troca, ela deverá devolver outro presente à pessoa que recebeu o presente original. Dessa forma, presentear se torna um ciclo interminável de dar e receber.

Este último passo − a reciprocidade − é o que torna os presentes únicos. Ao contrário de comprar algo em uma loja, em que a troca termina quando o dinheiro é trocado por mercadorias, dar presentes constrói e sustenta relacionamentos. Esta relação entre quem dá e quem recebe está ligada à moralidade. Presentear é uma expressão de justiça porque cada presente geralmente tem valor igual ou maior do que o último dado. E presentear é uma expressão de respeito porque mostra vontade de homenagear a outra pessoa.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/clmenny 99veo.Adaptado. 
Mauss observou que os presentes criam três ações distintas, mas extremamente relacionadas. Presentes são dados, recebidos e retribuídos.
De acordo com o texto apresentado, qual é a principal característica que diferencia os presentes de uma simples transação comercial?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Interpretação de Texto

A questão avalia a sua capacidade de identificar a ideia principal do texto, analisando relações de sentido e as diferenças entre presentear e uma transação comercial. Para resolver, é fundamental ler com atenção os trechos-chave e identificar o que está sendo destacado pelo autor como o que diferencia essas duas práticas.

Justificativa da alternativa correta (B):

A alternativa B está totalmente alinhada ao texto. O autor destaca que, diferentemente de meras compras ou trocas comerciais (que se encerram ao trocar mercadoria por dinheiro), o ato de presentear estabelece um ciclo contínuo: dar, receber e retribuir, criando e reforçando relacionamentos e expressando valores de generosidade, reciprocidade e respeito.

Perceba frases como: “Presentes são dados, recebidos e retribuídos.” e “dar presentes constrói e sustenta relacionamentos”. Isso evidencia a diferença fundamental em relação a uma simples compra.

Análise das alternativas incorretas:

A) Afirma que presentear não envolve valores morais ou respeito, mas o texto exalta justamente essas qualidades. Cuidado com negações e inversões de sentido!

C) Diz que o presente é dado apenas uma vez, negando a reciprocidade. Contraria o texto, que fala em ciclo interminável de dar e receber.

D) Também nega a relação dos presentes com valores morais, enquanto o texto justamente os coloca como centrais no ato de presentear.

Como evitar pegadinhas nessas questões?

- Marque sempre palavras negativas (“não”, “apenas”), pois frequentemente invertem o sentido e podem induzir ao erro.
- Leia até o final para perceber se a alternativa mantém fidelidade ao texto ou distorce a mensagem principal.

Autores como Celso Cunha e Evanildo Bechara reforçam que interpretar é buscar a intenção global do texto, não apenas palavras soltas.

Resumo: A alternativa B é correta porque destaca o ciclo de dar, receber e retribuir, que diferencia o presentear da simples troca comercial, segundo o texto apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Encontramos a resposta pra essa questão nessa parte do texto:

... "Este último passo − a reciprocidade − é o que torna os presentes únicos. Ao contrário de comprar algo em uma loja, em que a troca termina quando o dinheiro é trocado por mercadorias, dar presentes constrói e sustenta relacionamentos. Esta relação entre quem dá e quem recebe está ligada à moralidade. Presentear é uma expressão de justiça porque cada presente geralmente tem valor igual ou maior do que o último dado. E presentear é uma expressão de respeito porque mostra vontade de homenagear a outra pessoa."

Quem tenhamos questões como essa em nossas provas, amém!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo