Sobre os motivos que acarretaram a Revolução de 1817 (Insurr...
I - O governo de D. João VI beneficiou, sobretudo, a elite da Bahia e de Pernambuco, particularmente os produtores de açúcar e algodão. Esse grupo ascendia sobretudo em razão de privilégios e da obtenção de títulos de nobreza concedidos pelo governo.
II – No Rio de Janeiro, onde estava um dos principais portos do país, as reclamações giravam em torno dos impostos abusivos, do controle do comercio varejista pelos portugueses e da preferência dada aos brasileiros sempre que havia promoção de militares.
III - Diante da política de D. João VI, Salvador passou a ser vista como a “nova Lisboa”, sede da metrópole, centro do poder que oprimia e explorava outras partes do território.