Segundo a NBC TA 265, que trata de deficiência de controle i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q209705 Auditoria
Segundo a NBC TA 265, que trata de deficiência de controle interno,

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No tema da questão, a NBC TA 265 aborda a comunicação de deficiências de controle interno que o auditor deve realizar durante um trabalho de auditoria. Essa norma é importante porque ajuda a garantir que as entidades tenham um ambiente de controle interno eficaz, capaz de prevenir erros e fraudes nas demonstrações contábeis.

A alternativa D é a correta. Ela afirma que se o auditor identificar uma ou mais deficiências de controle interno, ele deve determinar, com base no trabalho de auditoria executado, se elas constituem, individualmente ou em conjunto, deficiência significativa que possa implicar erro ou fraude na elaboração das demonstrações contábeis. Isto está em consonância com a NBC TA 265, que exige que o auditor avalie a gravidade das deficiências identificadas e informe as significativas aos responsáveis pela governança.

Agora, vamos examinar por que as outras alternativas estão incorretas:

A) A alternativa afirma que o auditor está dispensado da comunicação por escrito das deficiências de controle interno. Isso está incorreto, pois a NBC TA 265 exige que o auditor comunique tempestivamente e por escrito as deficiências significativas aos responsáveis pela governança.

B) Essa afirmação está errada. A ausência de distorções relevantes não implica automaticamente a inexistência de deficiências de controle interno. Existem deficiências que podem não ter causado erros identificáveis durante o período de auditoria, mas ainda assim precisam ser relatadas.

C) Aqui, a falha na implementação de medidas corretivas é minimizada. Na realidade, essa falha pode indicar problemas no ambiente de controle interno, e não deve ser ignorada.

E) A alternativa sugere que é responsabilidade do auditor quantificar os efeitos das deficiências. Contudo, essa tarefa é da administração, com o apoio das informações qualitativas fornecidas pelo auditor.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NBC TA 265

"8. Se o auditor identificou uma ou mais deficiências de controle interno, o auditor deve determinar, com base no trabalho de auditoria executado, se elas constituem, individualmente ou em conjunto, deficiência significativa."

E ainda, para completar o entendimento:

"6. Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir possuem os seguintes significados a eles atribuídos:
...
Deficiência significativa de controle interno é a deficiência ou a combinação de deficiências de controle interno que, no julgamento profissional do auditor, é de importância suficiente para merecer a atenção dos responsáveis pela governança."

Gabarito: item "D"

A) auditor não está dispensado de comunicar.

b) concluir que EXISTEM deficiências no controle

C) é sim um indicador de ineficácia. Quando a administração não aplica medidas corretivas, de nada adianta fazer a melhor auditoria do mundo.

Letra D - Correta

Letra A - NBC TA 265 item 9. O auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança (ver itens A12 a A18 e A27).

Letra B - NBC TA 265 item A5. A importância de uma deficiência ou de uma combinação de deficiências de controle interno não depende somente se a distorção realmente ocorreu, mas, também, da probabilidade de que a distorção poderia ocorrer e a possível magnitude da distorção. Portanto, podem existir deficiências significativas mesmo que o auditor não tenha identificado distorções durante a auditoria.

Letra C - NBC TA 265 item A7. Os indicadores de deficiência significativa do controle interno incluem, por exemplo:

o falha da administração ao não implementar medidas corretivas apropriadas para as deficiências significativas anteriormente comunicadas;

Letra D - NBC TA 265 item 8. Se o auditor identificou uma ou mais deficiências de controle interno, o auditor deve determinar, com base no trabalho de auditoria executado, se elas constituem, individualmente ou em conjunto, deficiência significativa (ver itens A5 a A11).      

NBC TA 265 item 6. Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir possuem os seguintes significados a eles atribuídos:

Deficiência significativa de controle interno é a deficiência ou a combinação de deficiências de controle interno que, no julgamento profissional do auditor, é de importância suficiente para merecer a atenção dos responsáveis pela governança (ver item A5).

Letra E - NBC TA 265 item A28. Ao explicar os possíveis efeitos das deficiências significativas, o auditor não precisa quantificar esses efeitos. As deficiências significativas podem ser agrupadas para fins de comunicação, quando adequado. O auditor também pode incluir na comunicação por escrito, suas sugestões para medidas corretivas das deficiências, as ações implementadas ou propostas pela administração, assim como informação sobre se o auditor verificou se as ações da administração foram implementadas (follow up pelo auditor).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo