A concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona para...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: Concordância Verbal
A questão aborda a concordância verbal, que é a adequação do verbo ao sujeito em número (singular ou plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira).
Alternativa Correta: C
C - Nos coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) - o verbo fica no singular ou vai para o plural.
Essa alternativa está correta. Quando o sujeito é um coletivo partitivo, como "metade", "a maioria", "parte", etc., o verbo pode concordar tanto com o coletivo (ficando no singular) quanto com o núcleo do conjunto ao qual o coletivo se refere (ficando no plural). Por exemplo: "A maioria dos alunos estuda para o exame" ou "A maioria dos alunos estudam para o exame".
Justificativas das Alternativas Incorretas:
A - Verbo nunca concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa.
Essa afirmação está errada. A regra básica da concordância verbal é justamente que o verbo concorde com o núcleo do sujeito em número e pessoa.
B - Quando o sujeito é um coletivo, o verbo sempre fica no plural.
Esta alternativa está incorreta. Quando o sujeito é um coletivo, como "multidão", "grupo", o verbo normalmente fica no singular, pois o coletivo é tratado como uma unidade. Exemplo: "A multidão aplaudiu o artista".
D - Quando o sujeito é um pronome de tratamento, o verbo nunca fica na 3ª pessoa.
Essa alternativa está errada. Os pronomes de tratamento, como "você", "Vossa Excelência", "Vossa Senhoria", exigem que o verbo fique na 3ª pessoa, como em "Vossa Excelência está convidado".
E - O sujeito é o pronome relativo "que" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome.
Esta alternativa está incorreta. Quando o sujeito é introduzido pelo pronome relativo "que", o verbo deve concordar com o antecedente do "que", não ficando na 3ª pessoa do singular, a menos que o antecedente seja singular. Exemplo: "Fui eu que fiz o trabalho".
Espero que essa explicação tenha tornado o tema mais claro! Se precisar de mais ajuda, estou à disposição.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) ERRADO - Sempre concorda
b) ERRADO - O sujeito é um coletivo - o verbo fica no singular. ATENÇÃO: Se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural.
c) CERTO - Poderá concordar com os dois. ( Fonte: Nova gramática da lingua portuguesa. Pag 518)
D) ERRADO - sempre fica na 3ª pessoa
e) ERRADO - Quando o sujeito é o pronome relativo QUE , o verbo concordará com o termo antecedente. ( Se fosse o pronome relativo QUEM, aí sim concordaria das duas formas mostradas pela alternativa)
banca fanfaronica
a) Sujeito simples - o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema.
b) Sujeito coletivo - o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio.
Todavia, se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou no plural. Ex.: A multidão de fãs gritou./ A multidão de fãs gritaram.
c) Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural. Ex.: A maioria dos alunos foi à excursão./ A maioria dos alunos foram à excursão.
d) O sujeito é um pronome de tratamento - o verbo fica sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural). Ex.: Vossa Alteza pediu silêncio./ Vossas Altezas pediram silêncio.
e) O sujeito é o pronome relativo "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café.
Gabarito - C.
http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html
Vi um autor dizendo que metade correspondente a numeral , portanto deveria ficar no singular ...Está muito difícil matar as questões de português pois os autores / professores divergem !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo