No seu Livro “Metafísica” Aristóteles nos coloca: “A
maravilha sempre foi, antes como agora, a causa pela
qual os homens começaram a filosofar: a princípio,
surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns;
depois, avançando passo a passo, tentavam explicar
fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da
lua, o curso do sol e dos astros e, finalmente do
universo. Procurar uma explicação e admirar-se é
reconhecer-se ignorante. Por isso, pode-se dizer que
sob um certo aspecto o filósofo é também um amante
do mito: uma vez que o mito se compõe de
maravilhas”.
(ARISTÓTELES. Metafísica, Livro I,cap.2. Buenos Aires: Libertador, 2009). Nesse sentido, é correto afirmar: