Com a publicação do Consenso Brasileiro para a Normatização ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2025 - UFPR - Farmacêutico |
Q3506359 Farmácia
Com a publicação do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, algumas modificações foram recomendadas a respeito da obrigatoriedade do jejum e do modelo do laudo laboratorial desses exames, bem como do uso de fórmulas e da dosagem do LDL-Colesterol. A respeito do cálculo dos níveis de colesterol e da interpretação de seus resultados, é correto afirmar: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Tema central da questão:
A questão aborda o cálculo e interpretação dos níveis de colesterol, com ênfase na utilização da fórmula de Friedewald para estimativa do LDL-colesterol, bem como conceitos sobre jejum, valores de referência e classificação de dislipidemias.

Resumo teórico:
O colesterol LDL é chamado de “colesterol ruim” e seu controle é essencial para prevenir doenças cardiovasculares. A fórmula de Friedewald é amplamente utilizada para estimar o LDL-colesterol e é calculada assim:
LDL-C = Colesterol Total – HDL-C – (Triglicerídeos / 5) (quando triglicerídeos em mg/dL).
No entanto, essa fórmula só é válida quando os triglicerídeos estão abaixo de 400 mg/dL. Acima desse valor, o resultado não é confiável. Esta orientação está presente em diretrizes como o Consenso Brasileiro para Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico (SBC, 2017).

Justificativa da alternativa B (correta):
A alternativa B afirma corretamente que uma das limitações da fórmula de Friedewald para o cálculo do LDL-colesterol é a concentração de triglicerídeos acima de 400 mg/dL. Neste caso, o cálculo não deve ser utilizado devido à imprecisão, sendo necessário dosar o LDL-C diretamente.

Análise das alternativas incorretas:

A. Incorrreta. Os valores de referência do colesterol não mudam se o paciente está em jejum ou não, apenas a interpretação dos triglicerídeos pode variar.

C. Incorreta. O colesterol não-HDL é calculado por: Colesterol Total – HDL-C. A alternativa apresenta uma fórmula errada.

D. Incorreta. Hipercolesterolemia isolada é definida por colesterol total acima de 190 mg/dL e não 160 mg/dL, segundo as principais diretrizes.

E. Incorreta. Para pacientes de alto risco, o alvo de colesterol não-HDL é menor que 130 mg/dL. O valor apresentado está acima do recomendado.

Dica de interpretação:
Fique atento a detalhes numéricos nas alternativas e desconfie sempre de afirmações absolutas, especialmente quando envolvem valores de referência e fórmulas. Busque associar com diretrizes oficiais, pois questões de concursos geralmente seguem esses padrões.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo