A precisão das próteses fixas e removíveis depende diretam...
(__)O alginato (hidrocoloide irreversível) deve ser vazado imediatamente após a moldagem, pois sofre sinérese (perda de água) ou embebição (ganho de água) dependendo da umidade do meio, o que altera significativamente suas dimensões, não possuindo estabilidade para aguardar mais do que alguns minutos.
(__)As siliconas de adição (polivinilsiloxanas) apresentam a melhor estabilidade dimensional entre os elastômeros, permitindo o vazamento do gesso até 7 dias após a moldagem (ou mais, dependendo da marca), e não liberam subprodutos voláteis durante a polimerização, ao contrário das siliconas de condensação que liberam álcool etílico.
(__)O poliéter é um elastômero hidrofílico (ou menos hidrofóbico que as siliconas), o que facilita a moldagem em presença de leve umidade e o vazamento do gesso, porém apresenta alta rigidez após a presa, o que pode dificultar a remoção da moldeira em casos de grandes retentividades ou em pacientes com doença periodontal.
(__)A pasta zinco-enólica é indicada para moldagens funcionais em prótese total (pacientes edêntulos), sendo um material anelástico após a presa; por isso, é contraindicada em áreas com retentividades severas, sob risco de fratura do material ou lesão à mucosa na remoção.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O caso se resolve pelo conhecimento consolidado das propriedades dos materiais de moldagem: o alginato é instável dimensionalmente por sinérese e embebição e deve ser vazado precocemente; a silicone de adição tem a melhor estabilidade dimensional entre os elastômeros e não libera subproduto volátil, ao contrário da silicone de condensação, que libera álcool etílico; o poliéter é relativamente mais hidrofílico e bastante rígido após a presa; e a pasta zinco-enólica é anelástica e indicada para moldagem funcional de edêntulos, com limitação em áreas retentivas. Assim, as quatro assertivas são verdadeiras, resultando em V, V, V, V.
- Separe os materiais por comportamento dimensional: alginato é instável por troca de água; silicone de adição é a mais estável; silicone de condensação perde estabilidade pela liberação de álcool.
- Ao ler poliéter, pense em melhor molhabilidade relativa, mas também em alta rigidez após a presa.
- Ao ler pasta zinco-enólica, associe a edêntulos e moldagem funcional, nunca a áreas com retentividades importantes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo