De acordo com Normas Técnicas para a Produção de Textos em ...
( ) A participação de um profissional cego é dispensável em situações de dúvida sobre o efeito tátil que produzirá determinada apresentação da escrita em braille.
( ) Os textos produzidos em braille devem ser submetidos a, no mínimo, uma revisão, que deve ser realizada por um profissional cego, usuário do Sistema Braille e com bons conhecimentos de, pelo menos, uma de suas áreas de aplicação e por um assistente vidente. Ambos devem ter formação mínima em nível médio e bons conhecimentos da Língua Portuguesa.
( ) Para textos mais complexos (Matemática, Química, Física e Geografia), é recomendável que sejam realizadas, no mínimo, uma revisão, por profissionais com formação em nível superior.
( ) Após a revisão, o material em braille deve retornar às mãos do transcritor para as devidas correções. As páginas em que forem feitas correções deverão ser submetidas a uma nova revisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - F - V - F - V
1. Tema central da questão
Esta questão aborda as normas técnicas para produção, transcrição e revisão de textos em Braille, especialmente sobre o trabalho em equipe, revisão e validação do material. O estudante precisa conhecer os processos obrigatórios e recomendados para garantir a qualidade e acessibilidade dos textos em Braille.
2. Resumo teórico
Segundo o Manual Técnico do Sistema Braille do MEC e as Normas da Comissão Brasileira do Braille, toda produção de material Braille deve envolver revisão por profissionais qualificados, incluindo pessoas cegas, garantindo que a leitura tátil seja fiel e compreensível. Além disso, para conteúdos complexos ou técnicos, recomenda-se revisão por especialistas na área.
3. Justificativa da alternativa correta
Vamos analisar cada afirmativa:
(1) Falso. A participação de um profissional cego é fundamental para avaliar o efeito tátil da escrita em Braille, especialmente em casos de dúvida. A norma recomenda expressamente esta consulta.
(2) Verdadeiro. A revisão deve ser feita por ao menos um profissional cego usuário do Braille e um assistente vidente, ambos com boa formação em Língua Portuguesa e nível médio.
(3) Falso. Para textos técnicos complexos, a recomendação é que a revisão seja feita por profissionais especializados na área, mas não há obrigatoriedade de ser em nível superior, apenas recomendação.
(4) Verdadeiro. Após revisão, o material retorna ao transcritor e as páginas corrigidas devem ser novamente revisadas.
4. Análise das alternativas incorretas
- A: Erra ao considerar a primeira afirmativa como verdadeira.
- C: Considera todas as afirmativas verdadeiras, o que não condiz com as normas.
- D: Erra na última afirmativa, pois a revisão das páginas corrigidas é obrigatória.
5. Estratégias de interpretação
Desconfie de termos como "dispensável", pois as normas técnicas prezam pela participação qualificada em todo o processo. Sempre leia atentamente para identificar pegadinhas de obrigatoriedade ou recomendação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo