A concepção histórico-cultural da didática, ao propor a form...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3990243 Pedagogia
A concepção histórico-cultural da didática, ao propor a formação de professores, afirma a necessidade de  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: A expressão “concepção histórico-cultural da didática” remete ao reconhecimento de que a educação é prática histórica, social e não neutra; por isso, a alternativa correta é a que destaca seu caráter político e ideológico.

Tema central: Didática histórico-cultural
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque afirma a necessidade de um método exclusivo para todos os conteúdos e escolas. Isso contraria a perspectiva histórico-cultural, que rejeita a universalização mecânica de método e vincula a mediação pedagógica às condições históricas, sociais e concretas.
B
Certa
A alternativa B está correta porque corresponde ao núcleo da concepção histórico-cultural da didática: a educação é uma prática social historicamente situada e não neutra, exigindo a compreensão do seu caráter político e ideológico.
C
Errada
Está errada porque transforma a formação docente em exigência de conduta severa e autoritária. Segundo a base, o autoritarismo não é princípio formativo da didática histórico-cultural nem define a relação pedagógica como necessidade central dessa concepção.
D
Errada
Está errada porque reduz a formação à expressão de ideias por meio de termos técnicos, em chave tecnicista e formalista. A base afirma que esse tecnicismo linguístico não corresponde ao fundamento cobrado, que é a compreensão político-ideológica da educação.
Pegadinha da questão
A questão explora a confusão entre uma perspectiva histórico-cultural e respostas de viés tecnicista, autoritário ou de método único, quando o traço decisivo dessa concepção é o reconhecimento do caráter político e ideológico da educação.
Dica para questões semelhantes
  • Se o enunciado mencionar concepção histórico-cultural, procure a ideia de educação como prática histórica, social e não neutra.
  • Elimine alternativas que proponham método único para todos os contextos, porque essa perspectiva não reduz a didática a fórmula universal.
  • Desconfie de opções baseadas em autoritarismo ou tecnicismo de linguagem quando o foco estiver na formação crítica do professor.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo