“O excesso dos discursos esconde a pobreza das práticas pol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3546892 Pedagogia
“O excesso dos discursos esconde a pobreza das práticas politicas. [...] Por um lado, os professores são olhados com desconfiança, acusados de serem profissionais medíocres e de terem uma formação deficiente; por outro lado, são bombardeados com uma retorica cada vez mais abundante que os considera elementos essenciais para a melhoria da qualidade do ensino e para o progresso social e cultural.”
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Revista Educação e Pesquisa, v.25, n.01, jan/jun, São Paulo, Faculdade de Educação da USP, 1999, p. 13-14

António Nóvoa analisa a realidade discursiva centrada na lógica excesso-pobreza aplicada ao exame da situação dos professores. Sobre as políticas educativas, o autor sinaliza
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Tema central da questão:

A questão aborda a crítica de António Nóvoa sobre as políticas educacionais que, apesar de discursos abundantes sobre o papel dos professores, pouco avançam em práticas efetivas. O foco está na contradição entre o que se fala e o que se faz no cenário educacional brasileiro e mundial.

Resumo teórico:

Segundo Nóvoa, há uma tendência das políticas públicas de atribuir responsabilidades excessivas à escola e aos professores, como se fossem capazes de resolver problemas sociais, econômicos ou políticos alheios ao campo da educação. Isso significa que, diante da ineficácia em outras áreas, transfere-se a “solução” para a educação, sem, entretanto, oferecer recursos, valorização e condições para tal.

Justificativa da alternativa correta (B):

A alternativa B expressa exatamente essa crítica: a tendência de transferir para a educação problemas políticos não resolvidos em outras esferas. Esse é o ponto central do texto de Nóvoa, pois ele denuncia o excesso de discursos e a escassez de práticas concretas que realmente apoiem a profissão docente. Políticas educacionais, muitas vezes, acabam sendo paliativas ou simbólicas, sem enfrentar as raízes dos problemas sociais.

Análise das alternativas incorretas:

A – Propõe uma relação democrática entre escola e comunidade, mas não corresponde ao ponto crítico do texto, que é a transferência de responsabilidades.

C – Fala em predominância de propostas coerentes e definição clara de políticas, o que contraria o próprio texto, que reclama da “pobreza das práticas”.

D – Refere-se a reconhecimento social e político dos professores, mas o texto aponta para a desconfiança e falta de valorização real.

E – Embora sugira a redefinição do papel dos professores, não resume a crítica central de Nóvoa sobre a transferência de problemas políticos para a educação.

Estratégias para interpretação:

Ao analisar questões assim, busque palavras-chave no texto e nas alternativas como “transferir responsabilidades” ou “discursos x práticas”. Cuidado com alternativas que apresentam cenários ideais ou soluções já consolidadas, pois o texto é crítico justamente à distância entre discurso e realidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo