Nos locais de armazenagem de explosivos de ruptura e pólvora...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2900710 Segurança e Saúde no Trabalho

Nos locais de armazenagem de explosivos de ruptura e pólvoras mecânicas, como pólvora negra, pólvora chocolate ou parda, descritas no Quadro no 4 da Norma Regulamentadora No 16 – NR 16 – Atividades e Operações Perigosas, para quantidades entre 300 e 360 kg, deve ser guardada faixa de terreno até a distância máxima de

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - 280 metros.

1. Tema central da questão:
A questão aborda armazenagem de explosivos e pólvoras mecânicas, assunto regulado pela NR 16 – Atividades e Operações Perigosas, especialmente sobre a distância mínima de segurança para armazenagem de quantidades específicas de explosivos.

2. Resumo teórico:
A NR 16 visa garantir a segurança de trabalhadores e do entorno em atividades com substâncias que apresentam risco de explosão. No caso da armazenagem de explosivos como pólvora negra, chocolate ou parda, o Quadro nº 4 da NR 16 determina, conforme a quantidade armazenada, a extensão do terreno de segurança (faixa livre de edificações ou instalações ao redor do local de armazenamento).

Segundo a NR 16, para quantidades entre 300 e 360 kg dessas pólvoras, a faixa de segurança exigida é de 280 metros. (Fonte: Portaria MTE nº 3.214/1978, NR 16, Quadro nº 4)

3. Justificativa da alternativa correta:
A alternativa E está correta porque corresponde exatamente à distância máxima de 280 metros, conforme determina o Quadro nº 4 da NR 16 para o intervalo de 300 a 360 kg dessas substâncias. Essa medida é fundamental para evitar acidentes graves em caso de explosão, protegendo vidas e patrimônios próximos.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A – 45 metros: Valor muito inferior ao necessário para a quantidade informada. Distâncias menores são permitidas apenas para volumes significativamente menores.
  • B – 345 metros: Distância maior que a recomendada para essa faixa de quantidade. Pode confundir o candidato porque aparece em outros intervalos do quadro.
  • C – 220 metros: Valor correto para outra faixa de quantidade inferior, não aplicável à quantidade descrita na questão.
  • D – 110 metros: Também se refere a faixas menores do quadro, inadequada para 300 a 360 kg.

Estratégias para interpretação:
Sempre identifique a quantidade exata de explosivo citada e consulte o quadro da NR 16 correspondendo o valor. Cuidado com alternativas próximas (pegadinhas): o examinador pode apresentar valores de outras faixas ou superiores/inferiores para confundir.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo