Caso alguma mercadoria apresente avarias ou material claram...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a devolução de mercadorias no contexto de um almoxarifado e o entendimento dos procedimentos corretos para lidar com avarias ou divergências em materiais recebidos.
Vamos analisar a questão:
O enunciado afirma que, caso uma mercadoria apresente avarias ou seja claramente divergente, o almoxarife pode devolver o material sem justificativa. Isso nos leva a refletir sobre as práticas comuns em gestão de materiais e almoxarifado.
Alternativa correta: E - errado
Justificativa: A alternativa é considerada errada porque, em procedimentos de almoxarifado e gestão de materiais, qualquer devolução de mercadoria deve estar devidamente justificada. Quando um material chega com avarias ou divergências, o almoxarife deve documentar o ocorrido, comunicar aos fornecedores e seguir os procedimentos internos para devolução, evitando problemas futuros e contribuindo para a transparência e controle dos processos.
Análise da alternativa incorreta:
A alternativa C - certo está incorreta porque sugere que o almoxarife pode proceder com a devolução sem justificar suas ações, o que contraria a prática padrão de registrar e justificar todas as ocorrências que fogem ao esperado no gerenciamento de estoques.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Creio eu que ele teria que justificar o motivo pelo qual está sendo feito a devolução.
Errado.
O motivo de devolução deve ser notificado.
Em alguns casos, o motivo é registrado na própria nota fiscal.
Em toda nota fiscal, existe um campo para devolução e o seu respectivo motivo. Na verdade, ele DEVE justificar, pois o fornecedor deve tomar conhecimento e registrar em suas demonstrações contábeis.
Gabarito Errado.
GABARITO: ERRADO
Segundo Viana (2011),
“As divergências constatadas devem ser apontadas no conhecimento de transporte e também no canhoto da Nota Fiscal, providências estas cabíveis para o processamento de ressarcimento de danos, se for ocaso, e mais uma vez, dependendo de o exame preliminar resultar a constatação de irregularidades insanáveis em relação às condições contratuais, anotando-se, também nestes casos, no verso da 1ª via da Nota Fiscal as circunstâncias que motivaram a recusa, bem como nos documentos do transportador”.
FONTE: VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. 1. ed. 14. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo