Um paciente de 45 anos de idade, negro, há dois anos vem
cursando com disfagia progressiva e relata não conseguir
mais ingerir alimentos sólidos. Refere dor associada a
regurgitação, náuseas, tosse, plenitude pós-prandial e perda
de peso 14 kg nos últimos dois meses, atualmente com 58 kg.
Informa ter tido um diagnóstico de megaesôfago, porém não
manteve o seguimento em razão de medo de cirurgia. O
paciente relata ainda que mantém dieta líquida, apesar da
disfagia progressiva e faz uso de água para facilitar a
ingestão dos alimentos sólidos. Houve piora de todos os
sintomas até o presente momento. Realizou endoscopia
digestiva alta evidenciando lesão ulcerada infiltrativa e
friável em esôfago a cerca de 35 cm da arcada dentária. A
biópsia realizada foi compatível com adenocarcinoma de
esôfago.
Em relação ao tratamento do megaesôfago, qual
procedimento possui melhor controle do refluxo
gastroesofágico?
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Veja esse conteúdo explicado passo a passo em nossos cursos. Buscar curso
teste
Parabéns! Você acertou!
Mandou bem! Revise esse tema nos nossos cursos. Buscar curso