As síndromes psicóticas se caracterizam por sintomas típico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4003471 Psiquiatria
As síndromes psicóticas se caracterizam por sintomas típicos como alucinações e delírios, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivado. Os sintomas paranoides são muito comuns, como ideias delirantes e alucinações auditivas de conteúdo persecutório. Autores de orientação psicodinâmica tendem a dar ênfase à perda de contato com a realidade. A esquizofrenia é a principal forma de psicose por sua frequência e sua importância clínica. Os sintomas considerados de “sintomas de primeira ordem” para o diagnóstico de esquizofrenia são: percepção delirante, alucinações auditivas características, difusão do pensamento, roubo do pensamento, vivências de influência na esfera corporal ou ideativa. Tais sintomas indicam uma profunda alteração na relação Eu-Mundo, delimitado uma perda marcante da dimensão da intimidade. Ao sentir a imposição de fora, feita à sua revelia, o doente vivencia a perda do controle sobre si mesmo, a invasão do mundo sobre seu ser íntimo. Quem dos autores abaixo descreveu os “sintomas de primeira ordem”? 
Alternativas