As síndromes psicóticas se caracterizam por sintomas
típicos como alucinações e delírios, pensamento
desorganizado e comportamento claramente bizarro,
como fala e risos imotivado. Os sintomas paranoides
são muito comuns, como ideias delirantes e alucinações
auditivas de conteúdo persecutório. Autores de
orientação psicodinâmica tendem a dar ênfase à perda
de contato com a realidade. A esquizofrenia é a
principal forma de psicose por sua frequência e sua
importância clínica. Os sintomas considerados de
“sintomas de primeira ordem” para o diagnóstico de
esquizofrenia são: percepção delirante, alucinações
auditivas características, difusão do pensamento, roubo
do pensamento, vivências de influência na esfera
corporal ou ideativa. Tais sintomas indicam uma
profunda alteração na relação Eu-Mundo, delimitado
uma perda marcante da dimensão da intimidade. Ao
sentir a imposição de fora, feita à sua revelia, o doente
vivencia a perda do controle sobre si mesmo, a invasão
do mundo sobre seu ser íntimo. Quem dos autores
abaixo descreveu os “sintomas de primeira ordem”?
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Compare seu desempenho com quem faz o mesmo concurso. Ver concorrência
teste
Parabéns! Você acertou!
Compare seu desempenho com quem faz o mesmo concurso. Ver concorrência