Estabilizadores de humor são medicamentos usados
para manter estável o humor de pacientes com
Transtorno Bipolar, que são usados tanto na fase aguda
(episódios depressivos ou de mania), como na fase de
manutenção do tratamento. Na fase de manutenção,
procura-se principalmente evitar recaídas. Como
qualquer medicamento, há diferentes possíveis efeitos
colaterais associados com cada tipo de medicamento
estabilizador de humor. Ajustes de dose podem resolver
boa parte dos efeitos colaterais. Frequentemente, o
benefício do uso do estabilizador supera algum possível
desconforto. São mecanismos de atuação (1)
diminuição de segundos mensageiros, proteína G e
transporte de inositol; e (2) Aumento de GABA cerebral.
Essas formas de atuação destes fármacos estão
representadas respectivamente por: