A Rede Privada de Assistência Social é composta pelo terceir...
A Rede Privada de Assistência Social é composta pelo terceiro setor, representado por associações e fundações que geram bens e serviços públicos, mas sem fins lucrativos, e que complementam as ações das políticas públicas do Estado. É uma junção de setor público com o setor privado, ou seja, dinheiro privado para fins públicos. Segundo o CENSO SUAS (2010), existem 9.398 instituições privadas que atuam no desenvolvimento da área de assistência social no país. De acordo com a NOB SUAS (2012), a rede socioassistencial é um conjunto integrado de ações, de iniciativa pública e da sociedade, ofertado pelo SUAS. A rede é uma interligação de unidades públicas (governamentais) e privadas (não governamentais) prestadoras de serviços socioassistenciais, que são ofertados aos que necessitam da política de assistência social.
Entre as entidades que ofertam esses serviços, estão aquelas que atuam com o assessoramento e com ações de defesa e garantia de direitos e que são caracterizadas por:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
Tema central da questão: A questão aborda a Rede Privada de Assistência Social e, mais especificamente, o papel das entidades que atuam com o assessoramento e ações de defesa e garantia de direitos. Este é um tema crucial para concursos na área de serviço social, pois está diretamente relacionado ao entendimento das estruturas que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e como as entidades privadas se encaixam nesse contexto.
Resumo teórico: A Rede Privada de Assistência Social é composta por entidades do terceiro setor, como associações e fundações sem fins lucrativos, que complementam as políticas públicas do Estado. Conforme a NOB SUAS (2012), a rede socioassistencial é uma interligação de iniciativas públicas e privadas para oferecer serviços a quem necessita de assistência social. As entidades de assessoria e defesa de direitos desempenham um papel importante na identificação de potencialidades e na inclusão produtiva.
Justificativa da alternativa correta (B): A alternativa B é a correta porque descreve com precisão uma das funções das entidades que ofertam serviços de assessoramento e defesa de direitos: favorecer a inserção no mundo do trabalho. Essas ações visam identificar potencialidades locais e promover a inclusão produtiva, articulando-se com o sistema público de trabalho, emprego e renda, o que é um exemplo clássico de como tais entidades operam no campo do assessoramento.
Análise das alternativas incorretas:
A - O apoio e proteção à população em situações de emergência e calamidades públicas é uma função mais associada à proteção social de alta complexidade, não especificamente ao assessoramento.
C - Fortalecer a função protetiva da família por meio da prevenção da ruptura de vínculos é uma característica associada à proteção social básica e não ao assessoramento e garantia de direitos.
D - Realizar atividades em grupo para ampliar trocas culturais e de vivência está mais relacionado à convivência e fortalecimento de vínculos, parte da proteção social básica, não especificamente ao assessoramento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo