Na parte das referências bibliográficas de um artigo cientí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q804544 Braille
Na parte das referências bibliográficas de um artigo científico que estava transcrevendo para o braille, o transcritor deparou com o apresentado a seguir e, tendo constatado que o texto inicia-se com mais de três palavras grafadas em caixa alta, tomou a decisão de usar o sinal de repetição em braille antes da primeira palavra do texto. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 3 ed., 2012, p. 148. Nessa situação, o transcritor deve iniciar a grafia do texto com os seguintes pontos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - 25 46 46.

Tema central da questão:

Esta questão aborda a transcrição de textos em caixa alta para o Braille, mais especificamente o uso dos sinais de repetição de maiúsculas, conforme as regras oficiais brasileiras para transcrição braille (Manual Técnico do Sistema Braille – MEC/INEP; NBR 15694).

Resumo teórico:

No sistema Braille, existe um sinal de maiúsculo para indicar a primeira letra em caixa alta. Quando todas as letras de três ou mais palavras consecutivas estão em caixa alta, utiliza-se o sinal de repetição de maiúsculas antes do trecho, composto pelos pontos 25-46-46. Isso evita multiplicidade de sinais e torna a leitura mais fluida para o deficiente visual.

Exemplo: Para “ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS”, todo o trecho está em caixa alta, logo, deve-se usar a sequência indicada.

Fundamentação técnica:

De acordo com o Manual Técnico do Sistema Braille (MEC/FNDE, 2014):

"Quando houver três ou mais palavras sucessivas em maiúsculas, o sinal de repetição de maiúsculas (pontos 25-46-46) deve ser empregado antes do trecho."

Justificativa da alternativa correta (D):

A sequência 25 46 46 corresponde exatamente ao sinal de repetição de maiúsculas usado neste contexto, conforme as normas oficiais de transcrição braille.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - 16 16 16: Não representa nenhum sinal de maiúsculo no braille. Refere-se a letras ou sinais sem relação com o tema.
  • B - 46 46 56: Sinais sem correspondência com a notação de caixa alta em braille.
  • C - 46 46 35: Embora contenha parte do sinal (46 46), não representa corretamente o sinal exigido para repetição de maiúsculas.
  • E - 23 23 23: Não tem relação com o conceito de caixa alta ou repetição de maiúsculas.

Estrategicamente, questione sempre o significado dos sinais braille e busque memorizar os mais cobrados em prova. Atenção às pegadinhas: números e letras braille podem confundir.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo