Sobre a criação do município de Xinguara, esta localidade fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718285 História e Geografia de Estados e Municípios
Sobre a criação do município de Xinguara, esta localidade foi elevada à categoria de município, com a denominação de Xinguara, através da Lei Estadual n° 5.028 de 13 de maio de 1982, sendo desmembrada do município de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Conceição do Araguaia.

Tema central da questão: A questão aborda a criação de municípios no Estado do Pará, um tópico importante em História e Geografia para concursos públicos, pois examina o conhecimento sobre a organização territorial do estado e sua evolução administrativa.

Resumo teórico: A criação de municípios envolve a elevação de uma localidade à categoria de município, geralmente por meio de uma lei estadual. Esse processo é parte da divisão político-administrativa, essencial para o entendimento do funcionamento e da história do Pará.

No caso de Xinguara, a Lei Estadual nº 5.028, de 13 de maio de 1982, efetivamente criou o município, desmembrando-o do território de Conceição do Araguaia. Esta informação pode ser checada em fontes oficiais, como o IBGE ou o próprio texto legal estadual.

Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D está correta pois, historicamente, Xinguara era distrito pertencente a Conceição do Araguaia até ser emancipada em 1982, de acordo com a legislação estadual. A questão exige essa informação específica de quem estuda geografia política do Pará, por isso é fundamental revisar leis de criação de municípios.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Rio Maria: Incorreta. Rio Maria também foi parte de Conceição do Araguaia, mas se tornou município antes de Xinguara (em 1982), não sendo o município de origem de Xinguara.
  • B - Canaã dos Carajás: Incorreta. Canaã dos Carajás tornou-se município apenas em 1994, desmembrado de Parauapebas, e não tem relação direta com a origem de Xinguara.
  • C - Arapoema: Incorreta. Arapoema fica no estado do Tocantins, não do Pará, e não tem ligação com Xinguara.

Dicas para acertar questões desse tipo: Ao interpretar o enunciado, busque sempre por palavras-chave como "emancipação", "desmembramento" e "lei de criação". Cuidado com municípios com datas próximas de emancipação e com nomes de outros estados – são pegadinhas comuns!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: D.

Xinguara Teve a sua emancipação político administrativa em 13 de Maio de 1982. Separando-se de Conceição de Araguaia.Com área de 3.779 km2; e densidade demográfica 9,2hab/km2. 40.600 habitantes conforme ultimo sensos.

Avante!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo