A vulnerabilidade natural à poluição de um aquífero em uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2795942 Geologia
Julgue os itens subsequentes, relativos aos estudos ambientais, às técnicas analíticas e à gestão e poluição dos recursos hídricos.
A vulnerabilidade natural à poluição de um aquífero em uma área com solo arenoso, declividade média e nível freático profundo será maior que em uma área com solo argiloso, declividade baixa e nível freático raso.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para esta questão é E - errado.

Vamos explorar os conceitos envolvidos para entender por que esta é a resposta correta.

A questão aborda a vulnerabilidade natural à poluição de aquíferos, que é um tema central em estudos ambientais e gestão de recursos hídricos. A vulnerabilidade de um aquífero à poluição depende de diversos fatores relacionados às características do solo e à geologia local.

1. Tipo de Solo: Solos arenosos têm uma maior permeabilidade, permitindo que a água e, consequentemente, poluentes se infiltrem mais facilmente no solo. Já os solos argilosos são menos permeáveis e podem atuar como uma barreira à infiltração de poluentes.

2. Declividade: A declividade influencia a velocidade e a direção do escoamento superficial. Em áreas de declividade média, a água pode escorrer mais rápido, reduzindo o tempo de infiltração. Em áreas de declividade baixa, a infiltração é favorecida, mas devido à baixa permeabilidade do solo argiloso, a infiltração de poluentes ainda pode ser limitada.

3. Nível Freático: Um nível freático profundo significa que a água subterrânea está a uma maior profundidade, e os poluentes precisam percorrer uma distância maior para atingi-la. Já um nível freático raso está mais próximo da superfície, facilitando a contaminação.

Portanto, em uma área com solo arenoso, declividade média e nível freático profundo, a infiltração de poluentes seria menos facilitada em comparação a uma área com solo argiloso, declividade baixa e nível freático raso. A configuração com solo arenoso e nível freático profundo tem barreiras naturais maiores para a infiltração de poluentes do que a configuração com solo argiloso e nível freático raso. Assim, a vulnerabilidade à poluição não é maior na primeira situação, tornando a afirmação da questão errada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo