Paciente do sexo feminino, de 32 anos, procura atendimento n...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O caso clínico descreve paciente jovem com quadro agudo de febre alta, artralgia intensa poliarticular – predomínio em punhos e tornozelos, edema articular e exantema maculopapular – associado a cefaleia e mialgia. Esses elementos indicam, com alta probabilidade, infecção por Chikungunya, importante arbovirose transmitida pelo Aedes aegypti.
Justificativa da alternativa correta (E): Para a fase aguda da doença, especialmente até o 8º dia de sintomas, o método indicado é RT-PCR para detecção do RNA viral da Chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde (Chikungunya: Manejo Clínico, 2ª ed., p.30): “O diagnóstico laboratorial pode ser realizado por métodos diretos, como a detecção do RNA viral por RT-PCR em tempo real, especialmente indicado até o 8º dia do início dos sintomas.” Isso ocorre porque a viremia é mais intensa nesse período, aumentando a sensibilidade do teste molecular.
Análise das alternativas incorretas:
- A) Hemocultura para sarampo: Erro conceitual; hemocultura não detecta vírus e sarampo não é caracterizado por poliartralgia intensa com edema articular.
- B) Sorologia para IgM/IgG para Zika: Manifestação articular na Zika costuma ser mais branda; ainda assim, a sorologia tem baixa acurácia antes do 6º dia de sintomas e a apresentação clínica não sugere Zika como principal hipótese, mas Chikungunya.
- C) Sorologia para IgM/IgG para dengue: Dengue raramente cursa com artralgia intensa e edema articular dessa magnitude. Sorologia tem maior utilidade após o 6º dia.
- D) Sorologia para IgM/IgG para Chikungunya: Correta apenas para fase pós-aguda, idealmente após o 6º dia. Antes disso, pode resultar em falso-negativo.
Pontos-chave e estratégias: O concurso exigiu atenção ao tempo de evolução dos sintomas, determinante para a escolha do exame. Muitos candidatos confundem a ordenação dos diferentes métodos diagnósticos (RT-PCR versus sorologias) nas arboviroses, devendo sempre correlacionar com início do quadro clínico.
Resumo para provas: Chikungunya aguda (<8 dias): solicite RT-PCR. Fase >6-8 dias: sorologia (IgM). Sintomas articulares intensos, com edema, favorecem Chikungunya.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo