A norma NBR 10004/04 da ABNT dispõe sobre a classificação do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2612498 Engenharia Ambiental e Sanitária

A norma NBR 10004/04 da ABNT dispõe sobre a classificação dos resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública para que possam ser gerenciados adequadamente. Para um resíduo ser considerado perigoso, ele deve apresentar pelo menos algumas características, como por exemplo:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a classificação de resíduos sólidos conforme a norma NBR 10004/04 da ABNT. Esta norma é crucial para a gestão adequada de resíduos, já que orienta sobre os riscos potenciais que os resíduos podem representar para o meio ambiente e para a saúde pública.

Para resolver essa questão, é necessário compreender quais características fazem um resíduo ser classificado como perigoso. De acordo com a norma, as características de resíduos perigosos incluem inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, entre outras. Tais características indicam que o resíduo pode causar danos significativos.

A alternativa B - Reatividade é a correta, pois a reatividade é uma das características que podem tornar um resíduo perigoso. Resíduos reativos são aqueles que podem, por exemplo, explodir ou liberar gases tóxicos em determinadas condições.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - Impotabilidade: Este termo não é utilizado na classificação de resíduos perigosos. Ele parece referir-se à qualidade da água para consumo, não a características de resíduos.
  • C - Solubilidade: Embora a solubilidade possa influenciar a mobilidade de um contaminante, ela não é uma característica que qualifica um resíduo como perigoso segundo a NBR 10004/04.
  • D - Impermeabilidade: Esta característica se refere à capacidade de um material de não permitir a passagem de fluidos, mas não está relacionada a riscos ambientais diretos dos resíduos.
  • E - Não-reciclável: O fato de um resíduo não ser reciclável não implica em risco ambiental ou à saúde. A reciclabilidade é uma questão de gestão de resíduos, não de periculosidade.

Compreender estas características é crucial para a correta gestão de resíduos, minimizando riscos ambientais e à saúde pública.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo