A escolha dos pronomes de tratamento adequados a determinado...
oficiais, julgue os itens que se seguem.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E (Errado)
Tema central da questão: Esta questão trata do uso dos pronomes de tratamento nas comunicações oficiais, destacando quem define o tipo de linguagem e a formalidade empregada nesses documentos. Esse tema é fundamental para concursos, pois demonstra o domínio das normas e padrões do serviço público.
Resumo teórico: Nas comunicações oficiais, o emprego de pronomes de tratamento não é uma escolha pessoal do remetente baseada em proximidade ou relação individual. O uso correto está previsto em normas como o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), que determina expressamente quais pronomes devem ser utilizados para cada autoridade ou destinatário. Isso garante uniformidade, impessoalidade e respeito à hierarquia, princípios fundamentais da Administração Pública.
Justificativa da alternativa correta: A afirmação está errada porque sugere que cabe a quem redige a correspondência decidir entre tratamento formal ou informal, de acordo com o grau de proximidade com o destinatário. Isso não ocorre nas comunicações oficiais. O padrão é definido previamente pelas normas oficiais, independentemente da relação pessoal entre remetente e destinatário. Por exemplo, para tratar um Ministro de Estado, usa-se "Vossa Excelência", e para servidores de mesmo nível, "Senhor".
Fontes: Manual de Redação da Presidência da República, Seção 2.1; Constituição Federal, art. 37 (princípios da Administração).
Estratégias de interpretação: Fique atento a palavras como "fica a cargo" ou "análise da necessidade". Em questões de redação oficial, elas podem indicar subjetividade ou pessoalidade, o que geralmente contraria o padrão normativo, que é objetivo e impessoal.
Portanto, a alternativa está ERRADA porque a escolha dos pronomes de tratamento nas comunicações oficiais não depende da vontade do remetente, e sim das normas que regem a Administração Pública.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A escolha dos pronomes não é estabelecida pela relação de proximidade...
Emprego dos Pronomes de Tratamento
Como visto, o emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado:
Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:
a) do Poder Executivo;
Presidente da República;
Vice-Presidente da República;
Ministros de Estado;
Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;
Oficiais-Generais das Forças Armadas;
Embaixadores;
Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;
Secretários de Estado dos Governos Estaduais;
Prefeitos Municipais.
b) do Poder Legislativo:
Deputados Federais e Senadores;
Ministro do Tribunal de Contas da União;
Deputados Estaduais e Distritais;
Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais;
Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.
c) do Poder Judiciário:
Ministros dos Tribunais Superiores;
Membros de Tribunais;
Juízes;
Auditores da Justiça Militar.
Bons estudos!
A escolha do pronome pessoal de tratamento deve, além do já mencionado pelos colegas acima, obedecer a hierarquia entre os diferentes cargos.
Abrss a todos e bons estudos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo