Os seguintes vocábulos são exemplos de uso do "S" depois de...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Ortografia – Uso da letra “S” após ditongos.
Nesta questão, avalia-se o conhecimento sobre uma das regras básicas da ortografia da língua portuguesa: emprega-se a letra “S” para representar o som /z/ quando essa letra vem após um ditongo em sílaba final ou intermediária. Essa orientação está registrada nas principais gramáticas e nos manuais ortográficos oficiais.
Veja como a regra se aplica nos exemplos apresentados:
- coisa: ditongo “oi” + “s” (coi-sa)
- maisena: ditongo “ai” + “s” (mai-se-na)
- lousa: ditongo “ou” + “s” (lou-sa)
Portanto, todas as palavras estão de acordo com a norma padrão.
Justificativa da alternativa correta (C): O emprego do “S” nesses vocábulos está correto porque, segundo Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, cap. ortografia), após ditongo grafa-se “S” em vez de “Z”. Exemplos clássicos além dos citados: pausa, treze, dezoito, cousa (este último um arcaísmo do português).
Análise da alternativa “E” (Errado): Considerar errado o uso do “S” nessas palavras revela desconhecimento da regra. Não há exceção consagrada neste caso; empregar “Z” após ditongo constitui erro ortográfico nestes exemplos.
Dica de prova: Palavras com ditongos (nascimento de sons vocálicos juntos, como “ai”, “ei”, “oi”, “ou”) seguidos de “S” costumam ser cobradas em pegadinhas. Atente-se também para termos que terminam em “esa” ou “isa” (diferença de grafia do sufixo derivativo, ex.: “princesa” X “poetisa”).
Estratégia para concursos: Ao revisar questões de ortografia, sempre destaque o contexto do som e observe a letra imediatamente posterior a ditongos, principalmente nas terminações “-isa”, “-esa”, “-oso”, enfocando as regras do uso de "s", "ss" e "z".
Resumo: A alternativa correta é, de fato, a letra C (Certo). Todas as palavras exemplificam a regra normativa referente ao uso do “S” após ditongos. Dominar essas pequenas regras ortográficas faz total diferença na hora da prova!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pra quem, assim como eu, ficou em dúvida quando a maisena:
Maizena® é a marca registrada do principal produto de amido de milho do mundo, hoje parte do Grupo Unilever. Maisena é uma palavra aportuguesada derivada de Maizena, provavelmente criada com o intuito de evitar problemas legais com a utilização da marca registrada. Maizena ou maisena são hoje sinônimos de amido de milho no Brasil.
(fonte: cozinhatecnica.com/2018/11/maisena-ou-maizena)
eu errei por causa da maisena
e a marca maizena fazendo todos errarem
COI - SA
Paroxítona - Ditongo decrescente : oi
MA - I - SE - NA
Paroxítona - Ditongo crescente: ai
LOU - SA
Paroxítona - Ditongo decrescente: ou
Ditongo é o nome que se dá à combinação de um som vocálico com um som semivocálico emitidos num só esforço de voz. O ditongo diferencia-se do hiato pelo fato de este último ser constituído por duas vogais e não ser pronunciado na mesma sílaba.
Fonte: separaemsilabas.com
Gabarito:Certo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo