Acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento de projetos,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q768644 Engenharia de Software

Acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento de projetos, julgue o item subsequente.

Antes do planejamento da próxima sprint, deve ser feita a retrospectiva da sprint, pois esse é o momento ideal para o time Scrum rever seus erros e acertos antes da próxima sprint de desenvolvimento.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A questão aborda um conceito chave das metodologias ágeis, em particular do Scrum, que é o processo de inspeção e adaptação por meio de cerimônias específicas. A Retrospectiva da Sprint é uma dessas cerimônias e tem como objetivo permitir que a equipe reflita sobre a Sprint que acabou de ser concluída. Durante esta reunião, o time discute o que funcionou bem, o que poderia ser melhorado e que ações podem ser tomadas para melhorar o processo de desenvolvimento na próxima Sprint.

É fundamental realizar a Retrospectiva antes do planejamento da próxima Sprint, pois as lições aprendidas e os ajustes identificados são usados para informar o planejamento e o comprometimento com as tarefas subsequentes. Assim, a equipe pode aplicar melhorias contínuas ao seu processo, o que é um dos pilares centrais do desenvolvimento ágil.

Certificar-se de que a equipe Scrum tenha tempo para a introspecção e o ajuste é essencial para manter a equipe alinhada e focada na melhoria contínua. Portanto, a afirmação de que a Retrospectiva deve ser realizada antes do planejamento da próxima Sprint é correta, e entender e aplicar este conceito é essencial para a eficácia do processo ágil de desenvolvimento de software.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O propósito da Retrospectiva da Sprint é:

- Inspecionar como a última Sprint foi em relação às pessoas, aos relacionamentos, aos processos e às ferramentas;

- Identificar e ordenar os principais itens que foram bem e as potenciais melhorias; e,

- Criar um plano para implementar melhorias no modo que o Time Scrum faz seu trabalho;

 

Fonte: Guia do Scrum.

A Sprint Retrospective consiste na revisão do processo, enquanto a Sprint Review na revisão do produto a ser liberado.

A reunião de retrospectiva é a mais importante, pois é por meio dela que é possível exprimir o que afinal é agilidade. Esta reunião fornece a possibilidade de melhoria contínua em que pode-se "lavar roupa suja" para nos reinventarmos para uma próxima Sprint. O problema não é errar, é ficar enroscado sempre no mesmo problema, no mesmo erro! Quando essa situação ocorre é um desperdício de tempo e esforço.

  • Objetivo: Apresentar o incremento (o que foi concluído) aos stakeholders e obter feedback.
  • Duração: Máximo de 4 horas para uma Sprint de 4 semanas (proporcional para Sprints menores).
  • Quem participa: Scrum Team (PO, SM, Devs) + Stakeholders (clientes, usuários, etc.).
  • Objetivo: Refletir sobre o processo da Sprint (o que funcionou, o que pode melhorar) e definir ações de melhoria.
  • Duração: Máximo de 3 horas para uma Sprint de 4 semanas.
  • Quem participa: Apenas o Scrum Team (PO, SM, Devs).
  • Objetivo: Definir o objetivo e o backlog da próxima Sprint, com base no feedback do Review e nas melhorias da Retrospective.
  • Duração: Máximo de 8 horas para uma Sprint de 4 semanas.
  • Quem participa: Scrum Team.

deepseek

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo