A educação para o desenvolvimento sustentável deve levar ao...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2025 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2025 - TJ-SP - Psicólogo Judiciário |
Q3291560 Português
A educação para o desenvolvimento sustentável deve levar ao pensamento crítico transformador, e não __________  sensação de culpa __________ . Frases como “faça a sua parte” ou “feche a torneira para não acabar com a água do planeta” __________ criar na criança um sentimento de culpa, que leva __________ uma ação “vazia” e sem muita reflexão, que, por muitas vezes não traz um resultado transformador. Ou seja, a criança faz a parte dela e fecha a torneira, no entanto, continua testemunhando e muitas vezes até mesmo __________ com calamidades ambientais. Isso gera um sentimento de impotência, frustração e medo.
(Medo de adversidades climáticas tem de ser ressignificado em tempos de ecoansiedade. Opinião. https://www.estadao.com.br/opiniao, 02.02.2025. Adaptado)
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Dos 5 termos acertei 4, porém errei a questão por ficar na dúvida se "paralisante" era com "S" ou "Z", para variar fui na errada e marquei a C.

Misericórdia errei porque achei que paralisante era com Z....

  • Primeira lacuna: "[...] deve levar ao pensamento crítico transformador, e não ___ sensação de culpa [...]"

O verbo "levar" pode ser transitivo direto ou transitivo direto e indireto, dependendo do seu significado e da presença de preposição.

Exemplos:

  1. "Ele levou a mala" (a mala é o objeto direto).
  2. "Ele levou a mala à praia" (a mala é o objeto direto e praia é o objeto indireto, precedido pela preposição "a"). 

A estrutura "levar algo a algum lugar" exige a preposição "a".

A palavra "sensação" é um substantivo feminino. Portanto, a contração da preposição "a" com o artigo definido "a" (que antecede o substantivo "sensação") resulta em crase.

A forma correta é "à".

  • Segunda lacuna: "[...] sensação de culpa __________ ."

As opções para esta lacuna são "paralisante" ou "paralizante".

A grafia com "z" é errada e não existe na língua portuguesa. "Paralisante" deriva do verbo "paralisar", com "s".

A forma correta é "paralisante".

  • Terceira lacuna: "Frases como [...] __________ criar na criança um sentimento de culpa..."

O sujeito desta oração é "Frases como 'faça a sua parte' ou 'feche a torneira para não acabar com a água do planeta'". O núcleo do sujeito é "Frases", que está no plural. Portanto, o verbo deve concordar com o sujeito no plural.

A forma correta é "podem".

  • Quarta lacuna: "[...] que leva __________ uma ação 'vazia' [...]"

Conforme já trabalhado na primeira lacuna, a estrutura "levar algo a algum lugar" exige a preposição "a".

A palavra "ação" é um substantivo feminino, mas está precedida pelo artigo indefinido "uma". A crase não ocorre antes de artigos indefinidos.

Portanto, a quarta lacuna deve ser preenchida com "a".

  • Quinta lacuna: "[...] continua testemunhando e muitas vezes até mesmo __________ com calamidades ambientais."

As opções para esta lacuna são "perturbada" ou "pertubada".

A grafia correta da forma feminina do particípio do verbo "perturbar" é "perturbada". A grafia "pertubada" está incorreta.

A forma correta é "perturbada".

Gabarito: (A)

A palavra "paralisante" é grafada com "s" porque deriva do verbo "paralisar", que também é escrito com "s". O verbo "paralisar" vem do grego "parálysis", que significa "paralisia", e a palavra "paralisante" se refere a algo que causa paralisia

Ajuda pensar nas palavras primitivas ou derivadas.. às vezes vc lembra de alguma outra que sabe a escrita, como o verbo "paralisar" (palavra primitiva de paralisante).

Galera, geralmente, quando caem essas questões com duas variações ortográficas de escrita, eu "esqueço como se escreve" (por ter uma péssima memória) sendo que naturalmente pela prática da escrita cotidiana de forma automática escrevo certo. Então uso algumas técnicas, primeiro escrevo a palavra "sem pensar" no papel (uma das várias importâncias de estabelecer o costume da escrita em caneta ou papel, porque é um refencial simbólico único, sua letra é única como sua digital, logo é uma assimilação impar) e/ou busco, também, a raiz de onde é derivada a palavra, por exemplo, paralisante vem de paralisar. É bom usar mais de um método, levando em consideração que a escrita automática pode ter sido influenciada pela questão, pensar em um contexto para a palavra também ajuda, colocando ela em outros cenários. Não sei se ajudou, mas é isso. :)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo