Na investigação de paciente, 54 anos, com síndrome de vascu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969631 Medicina
Na investigação de paciente, 54 anos, com síndrome de vasculite, são encontrados anticorpos anticitoplasma de neutrófilos citoplasmáticos positivos. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o diagnóstico diferencial das vasculites associadas a anticorpos anticitoplasma de neutrófilos (ANCA), explorando sua relação com achados laboratoriais, especialmente a presença de c-ANCA.

Justificativa da alternativa correta (E – Granulomatose com Poliangiite de Wegener): A Granulomatose com Poliangiite (GPA), antiga “Wegener”, é uma vasculite necrosante sistêmica de pequenos vasos, classicamente associada ao anticorpo c-ANCA (anticorpo anticitoplasma de neutrófilos citoplasmático, geralmente contra proteinase 3).

Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Vasculite ANCA-associada do Ministério da Saúde: "As vasculites ANCA-associadas representam um grupo de doenças sistêmicas [...] cuja classificação é baseada na especificidade dos ANCA, incluindo os seguintes subtipos: GPA, MPA, granulomatose eosinofílica com poliangiite (GEPA)..."

Na GPA, os principais achados envolvem vias aéreas superiores (sinusite, úlceras nasais), pulmões (nódulos, hemorragia alveolar) e rins (glomerulonefrite). O c-ANCA é positivo em mais de 90% dos casos ativos (Harrison, 21ª ed.).

Análise das alternativas incorretas:

  • A) Síndrome de Churg-Strauss (Granulomatose Eosinofílica com Poliangiite): Apesar de ser vasculite ANCA-associada, predomina o p-ANCA, e frequência de ANCA é menor.
  • B) Púrpura de Henoch-Schönlein: Vasculite por deposição de IgA; não está correlacionada a ANCA.
  • C) Poliangiíte Microscópica (MPA): Embora ANCA-associada, caracteriza-se principalmente por p-ANCA/MPO.
  • D) Colite ulcerativa: Pode apresentar p-ANCA em alguns casos, porém não é uma vasculite e não cursa com síndrome vasculítica clássica.

Estratégia de resolução: Em provas, ao identificar c-ANCA positivo em contexto de vasculite sistêmica, foque na GPA. Atenção a pegadinhas: outros diagnósticos podem ser ANCA-associados, mas o padrão citoplasmático (c-ANCA) é marcante sobretudo para GPA.

Resumo final: c-ANCA positivo + vasculite sistêmica = Granulomatose com Poliangiite (Wegener). Utilize sempre o raciocínio clínico aliado à associação sorológica para diferenciar os subtipos de vasculites.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A presença de anticorpos anticitoplasma de neutrófilos citoplasmáticos (ANCA) positivos é um achado importante em pacientes com vasculite. A síndrome de Churg-Strauss é uma vasculite eosinofílica que geralmente não apresenta ANCA positivo. A púrpura de Henoch-Schonlein é uma vasculite de pequenos vasos associada à deposição de IgA na pele, rins e trato gastrointestinal, e também não apresenta ANCA positivo. A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal que não está relacionada à vasculite. A poliangeíte microscópica é uma vasculite de pequenos vasos associada a ANCA positivo, mas geralmente não apresenta granulomas. Portanto, o diagnóstico mais provável, com base nos achados clínicos e laboratoriais descritos, é de granulomatose com poliangeíte de Wegener.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo