Determinado município incluirá para o próximo exercício fina...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3988753 Administração Financeira e Orçamentária
Determinado município incluirá para o próximo exercício financeiro as seguintes atividades:
• Obras públicas para melhoria dos sistemas de água e esgoto da localidade; e
• Destinação de parte da verba orçamentária municipal para cobrir déficit do orçamento de empresa pública que presta serviços de água e esgoto.
De acordo com a Lei nº 4.320/1964, as referidas despesas devem ser classificadas quanto às categorias econômicas e aos elementos, respectivamente, como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: Obras públicas são classificadas como investimentos, e a cobertura de déficit de empresa pública prestadora de serviço público é subvenção econômica, dentro das transferências correntes. Por isso, a alternativa correta é a A.

Tema central: Classificação da despesa pública
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está correta porque obras públicas se enquadram em investimentos e a destinação de verba para cobrir déficit de empresa pública prestadora de serviço público se classifica como transferência corrente para subvenção econômica.
B
Errada
Está errada na primeira parte. Obras públicas não são despesa de custeio; pela classificação legal, integram investimentos.
C
Errada
Erra a segunda parte. Cobertura de déficit de empresa pública prestadora de serviço não é inversão financeira por aquisição de títulos representativos de capital; trata-se de transferência corrente para subvenção econômica.
D
Errada
Erra as duas classificações. Obras públicas não são custeio, e a cobertura de déficit da empresa pública não configura inversão financeira por aquisição de títulos.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi entre obras públicas e custeio, e entre cobertura de déficit e inversão financeira.
Dica para questões semelhantes
  • Se a despesa for com planejamento e execução de obras públicas, a referência classificatória é investimentos, não custeio.
  • Se o repasse a empresa pública tiver finalidade de cobrir déficit de manutenção ou funcionamento, a classificação é transferência corrente para subvenção econômica.
  • Só cabe falar em inversão financeira quando houver aplicação em aquisição de imóveis, bens de capital já em utilização ou títulos representativos do capital de empresa em funcionamento.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: A

Fonte: Lei 4320/1964

Art. 12. A despesa será classificada nas seguintes categorias econômicas:

[...]

§ 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado.

§ 3º Consideram-se subvenções, para os efeitos desta lei, as transferências destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como:

I - subvenções sociais, as que se destinem a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa;

II - subvenções econômicas, as que se destinem a empresas públicas ou privadas de caráter industrial, comercial, agrícola ou pastoril.

§ 4º Classificam-se como investimentos as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo