Acerca do sistema de informação geográfica (SIG), julgue o s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3291502 Engenharia Cartográfica

Acerca do sistema de informação geográfica (SIG), julgue o seguinte item. 


O SIG é uma ferramenta versátil que opera projeções cartográficas, sendo aplicadas projeções cilíndricas aos polos, cônicas às regiões de latitude média e azimutais às zonas equatoriais. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E (Errado)

1. Tema central da questão

A questão aborda o uso de projeções cartográficas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Este é um tema muito importante para concursos de engenharia cartográfica, pois compreender os tipos de projeções e suas aplicações é fundamental para análise e representação precisa de dados geográficos.

2. Resumo teórico

Projeções cartográficas são métodos matemáticos para representar a superfície curva da Terra em um plano. Os principais tipos são:

  • Projeção cilíndrica: mais adequada para regiões próximas ao Equador.
  • Projeção cônica: ideal para latitudes médias (entre trópicos e círculos polares).
  • Projeção azimutal: geralmente usada para polos e áreas de alta latitude.

Fontes: IBGE (Manual Técnico de Cartografia), Goodchild (Geographic Information Systems and Science).

3. Justificativa da alternativa correta

A afirmação da questão está errada porque inverte a associação correta entre os tipos de projeção e as regiões geográficas:

  • Cilíndricas não são apropriadas para os polos (causam distorções extremas). São usadas para áreas equatoriais.
  • Cônicas são, sim, indicadas para latitudes médias.
  • Azimutais são as preferidas para os polos, não para zonas equatoriais.

Portanto, a correspondência apresentada na questão está invertida e incorreta.

4. Estratégia para interpretação

Fique atento a associações automáticas entre tipos de projeção e localizações. Questões desse tipo frequentemente invertem conceitos para confundir o candidato. Ao ler, relacione cada projeção ao seu uso típico e desconfie de generalizações ou trocas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Errado

Cilíndricas → Equador

Cônicas → Latitudes médias

Azimutais → Polos

Gabarito: Errado

Cilíndricas → Equador

Cônicas → Latitudes médias

Azimutais → Polos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo