Sobre o diagnóstico por imagem da artrite reumatoide, assin...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O diagnóstico por imagem da artrite reumatoide (AR) é fundamental para monitorar dano articular, orientar o tratamento e avaliar prognóstico. A escolha do método de imagem correto exige conhecimento das manifestações típicas da doença e das características de cada exame.
Justificativa da alternativa correta (C):
A alternativa C está correta pois as manifestações radiográficas mais características da AR (redução do espaço articular causada por destruição da cartilagem e erosões ósseas) só aparecem tardiamente nas radiografias convencionais.
Segundo o Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira: “As alterações radiográficas mais precoces incluem osteopenia periarticular e redução do espaço articular devido à destruição da cartilagem. Erosões ósseas são características, mas geralmente aparecem em estágios mais avançados da doença.” Portanto, a alternativa C expressa corretamente o conceito.
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta. A radiografia não é sensível para alterações precoces como sinovite e edema ósseo. Ultrassonografia e ressonância magnética são mais eficazes nesta detecção inicial.
B) Incorreta. Subluxações e anquilose, mesmo se simétricas, não são patognomônicas da AR, podendo ocorrer em outras doenças inflamatórias articulares.
D) Incorreta. A cintilografia óssea é sensível para atividade inflamatória mas carece de especificidade e resolução espacial; assim, serve pouco ao diagnóstico preciso da AR.
E) Incorreta. A ultrassonografia é altamente útil. Detecta sinovite e erosões precoces, inclusive em articulações profundas (vide evidência em revistas especializadas brasileiras). O feixe ultrassônico não penetra o osso, mas avalia adequadamente a superfície cortical e tecidos moles.
Dica de prova: Sempre observe se a questão cobra sequências cronológicas de manifestações (precoces vs. tardias) e evite “pegadinhas” associadas ao termo “patognomônico”, que costuma ser armadilha em provas.
Referências: Projeto Diretrizes AMB/CFM; Diagnóstico por imagem da artrite reumatoide inicial, Rev. Bras. Reumatol.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo