Leia o período: "O servidor apresentou o documento dentro d...
"O servidor apresentou o documento dentro do prazo estabelecido, por isso a análise do processo foi realizada conforme o cronograma previsto."
A expressão "por isso" estabelece uma relação de:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: No período, “O servidor apresentou o documento dentro do prazo estabelecido, por isso a análise do processo foi realizada conforme o cronograma previsto.”, “por isso” retoma a informação anterior e introduz uma conclusão decorrente, com valor contextual equivalente a “portanto”; a relação pedida é, assim, conclusiva.
- Identifique o fato retomado por “isso” e verifique se a oração seguinte apresenta uma decorrência dele.
- Teste a substituição contextual de “por isso” por “portanto” para conferir o valor conclusivo.
- Distinga a decorrência apresentada de uma justificativa do fato anterior, de um objetivo pretendido ou de uma condição necessária.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pode ser substituído por "portanto".
GABARITO: A
COMENTÁRIO:
A expressão “por isso” estabelece uma relação de conclusão, pois a segunda oração apresenta uma consequência decorrente da informação anterior.
No período, o fato de o servidor ter apresentado o documento dentro do prazo estabelecido permitiu que a análise do processo fosse realizada conforme o cronograma previsto.
Assim, “por isso” equivale a expressões como “portanto”, “logo”, “assim” e “por conseguinte”, todas utilizadas para introduzir uma ideia conclusiva.
Posto umas dicas legais no YouTube, meu canal é o “De Jesus Concursos”.
Conclusão. No dia a dia, tende-se a usar "por isso" estabelecendo um sentido de causa. Ex.: "Ele é mal educado, por isso não gosto dele". Acontece que a língua é viva e é modificada e renovada semanticamente pelos falantes. Contudo, para a gramática normativa e bancas de concurso, nada de pensar que a conjunção indica causa; ela indica CONCLUSÃO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo