De acordo com a estrutura e o fechamento das demonstrações c...
Para que sejam classificadas como atividades de investimentos na demonstração dos fluxos de caixa, as saídas de caixa devem resultar em ativos reconhecidos nas demonstrações contábeis.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
“25. A divulgação em separado dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento é importante porque tais fluxos de caixa representam a extensão em que as saídas de caixa são realizadas com a finalidade de contribuir para a futura prestação de serviços pela entidade. Somente saídas de caixa que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento. São exemplos de fluxos de caixa relacionados às atividades de investimento: ..." (grifo nosso)
Verifica-se que a assertiva cobra a literalidade do conceito transcrito acima.
Portanto, a assertiva está CERTA.
Fonte: NBC TSP 12 – DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: Certo
CPC 03
A divulgação em separado dos fluxos de caixa advindos das atividades de investimento é importante em função de tais fluxos de caixa representarem a extensão em que os dispêndios de recursos são feitos pela entidade com a finalidade de gerar lucros e fluxos de caixa no futuro. Somente desembolsos que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento.
Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de investimento são:
(a) pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo. Esses pagamentos incluem aqueles relacionados aos custos de desenvolvimento ativados e aos ativos imobilizados de construção própria;
(b) recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo;
(c) pagamentos em caixa para aquisição de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint ventures (exceto aqueles pagamentos referentes a títulos considerados como equivalentes de caixa ou aqueles mantidos para negociação imediata ou futura);
(d) recebimentos de caixa provenientes da venda de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint ventures (exceto aqueles recebimentos referentes aos títulos considerados como equivalentes de caixa e aqueles mantidos para negociação imediata ou futura);
(e) adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira);
(f) recebimentos de caixa pela liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos de instituição financeira);
(g) pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento; e
(h) recebimentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou venda futura, ou os recebimentos forem classificados como atividades de financiamento.
Incompleta pra caramba.
Compra de estoque resulta em reconhecimento de ativo ( de curto prazo ) e é operacional.
Não vi claro na questão dizer se o reconhecimento do ativo e seria apenas uma condição necessária, ou necessária e suficiente.
Pois é necessária, mas passa longe de ser suficiente.
Somente desembolsos que resultam em ativo reconhecido nas demonstrações contábeis são passíveis de classificação como atividades de investimento.
Fluxos de caixa das atividades de investimento:
- Pagamentos para aquisição de ativos de longo prazo: Exemplo: Compra de equipamentos, imóveis, patentes.
- Recebimentos pela venda de ativos de longo prazo: Exemplo: Venda de terrenos, máquinas.
- Pagamentos para aquisição de ações ou títulos de outras empresas: Exemplo: Compra de ações de uma empresa concorrente.
- Recebimentos pela venda de ações ou títulos de outras empresas: Exemplo: Venda de participações em outras empresas.
- Adiantamentos e empréstimos concedidos a terceiros: Exemplo: Empréstimos feitos a fornecedores; colaboradores
- Recebimentos de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos: Exemplo: Quando um cliente paga um empréstimo antecipadamente.
- Pagamentos por contratos de derivativos, exceto para negociação: Exemplo: Pagamento por um contrato de opção para comprar equipamentos no futuro.
- Recebimentos por contratos de derivativos, exceto para negociação: Exemplo: Recebimento por um contrato de futuros para vender commodities no futuro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo