A substância polilaminina tem sido objeto de pesquisas biomé...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3936417 Medicina
A substância polilaminina tem sido objeto de pesquisas biomédicas no Brasil como uma alternativa terapêutica para lesões traumáticas da medula espinhal. Estudos recentes relatam casos em que pacientes com lesão medular completa apresentaram retomada de sensações e pequenos movimentos após a aplicação experimental da substância, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou a realização de estudo clínico de fase 1 para avaliar sua segurança em voluntários com lesão aguda da medula espinhal.

Fonte: MINISTÉRIO DASAÚDE, 2026; FAPERJ; 2026.

Considere, de forma hipotética, o seguinte protocolo simplificado para administração e logística de tratamento em um paciente:

• Cada dose de polilaminina é preparada em um frasco contendo 2,5 mL de solução com concentração de 6 mg/mL de princípio ativo;
• O tratamento experimental exige que o paciente receba duas doses por dia, durante 5 dias consecutivos;
• O frasco de solução é estocado em uma caixa térmica com capacidade de 10 L, sendo necessário reservar 25 % do volume da caixa para gelo;
• Cada bloco de gelo ocupa 1 Le não se pode utilizar partes do bloco de gelo;
• O laboratório fica a 90 km do centro de aplicação, e a ambulância realiza o trajeto de ida e volta com velocidade média de 60 km/h, havendo ainda 1 hora de preparação antes do envio.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:
Alternativas