Considerando as regras das classes de palavras, analise a s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3737250 Português
Texto de Clarice Lispector.









Fonte: https://www.culturagenial.com/clarice-lispector-textos-poeticos-comentados/.
Considerando as regras das classes de palavras, analise a sentença “[...] o que me viesse de bom de dentro de mim eu pudesse dar [...]” e assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acertei, mas não entendi porque a alternativa E está errada.

PC/SC 2026

MODO SUBJUNTIVO 

Indica incerteza, dúvida. Pode ser em três modos:

  • Presente do subjuntivo: ex: espero que apurem os fatos (para saber se é PS é só colocar o “que” antes ex: que eu dance, que tu dances, que ele dance..)
  • Pretérito imperfeito do subjuntivo:  ex: Se eu recebesse o prêmio.. (para saber se é PIS é só colocar o “SE” antes, ex: se eu comesse, se tu comesses, se ele comesse..)
  • Futuro do subjuntivo:  ex: se você dançar comigo, ficarei feliz (para saber se é FS, é só colocar o QUANDO antes, ex: quando eu partir, quando tu partires, quando ele partir…)

Fonte: Meus resumos

RESPOSTA:C

A) A locução adverbial “pudesse dar”...

  • Erro: "Pudesse dar" não é uma locução adverbial, mas sim uma locução verbal (verbo auxiliar "pudesse" + verbo principal "dar"). Além disso, o tempo indicado (pretérito-mais-que-perfeito composto do indicativo) está errado; ela está no pretérito imperfeito do subjuntivo.

B) Os termos “o”, “que” e “de” são classificados como conjunções integrantes...

  • Erro: "O" é um pronome demonstrativo (equivale a "aquilo"). "Que" é um pronome relativo. "De" é uma preposição. Nenhum deles atua como conjunção integrante aqui.

D) O pronome átono “me” poderia ser posposto ao verbo “viesse-me”...

  • Erro: O termo "que" (pronome relativo) é uma palavra atrativa. Na gramática normativa, ele obriga a ocorrência da próclise (pronome antes do verbo). Portanto, "viesse-me" estaria incorreto nesse contexto.

E) Os termos “de bom”, “de dentro”, “de mim” são classificados como advérbios...

  • Erro: Advérbios são palavras únicas (ex: cedo, ali). Esses termos são formados por preposição + substantivo/pronome, o que os classifica como locuções. Além disso, "de mim" é um complemento preposicionado, não necessariamente uma locução adverbial de modo ou lugar pura neste contexto sintático.

FONTE: GEMINI.....

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo