Sobre infecção urinária, associe as colunas: 1- Bacteriúria...
Sobre infecção urinária, associe as colunas:
1- Bacteriúria significativa.
2- ITU recorrente.
3- ITU recorrente por recidiva.
4- ITU recorrente por reinfecção.
( ) Recorrência de infecção urinária por uma cepa diferente da inicial.
( ) Reaparece após aparente cura.
( ) Mulheres com sintomas de cistite não complicada: urocultura com ≥ 102 ufc/mℓ e leucocitúria.
( ) Identificação da mesma cepa bacteriana da
infecção anterior em até 1 a 2 semanas,
depois de terminar o tratamento.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: O foco da questão é a definição e diferenciação de termos fundamentais relativos à infecção do trato urinário (ITU): bacteriúria significativa, ITU recorrente, recidiva (ou ITU por recidiva) e reinfecção.
Justificativa da alternativa correta (A – 4-2-1-3):
1. Reinfecção (4): Recorrência por cepa diferente da inicial. Como destacam os protocolos CREMESP, reinfecção é “nova ITU por microrganismo distinto, após aparente cura”.
2. ITU recorrente (2): Corresponde à ITU que reaparece após aparente cura. O CREMESP define: “infecção sintomática que ressurge após resolução clínica do quadro anterior”.
3. Bacteriúria significativa (1): Em mulheres sintomáticas, considera-se “presença de ≥ 102 ufc/mL e leucocitúria” (Diretriz Ministério da Saúde, p. 18). Esse é o critério utilizado para diagnóstico de ITU em cistite não complicada.
4. ITU por recidiva (3): Retorno de sintomas com identificação da mesma cepa bacteriana em até 1-2 semanas após tratamento, sugerindo que a infecção não foi erradicada.
Análise das alternativas incorretas:
- B e D: Trocam as definições entre recidiva e bacteriúria significativa.
- C e E: Trocam ITU recorrente por bacteriúria significativa ou confundem com os critérios temporais de recidiva e reinfecção.
O segredo para acertar questões desse tipo é atentar para detalhes conceituais e termos definidos em protocolos oficiais. Termos como “mesma cepa”, “cepa diferente” ou “após aparente cura” são pontos-chave e costumam ser cobrados em provas ambíguas para testar o domínio do candidato.
Dica do docente: sempre relacione os critérios temporais (“até 2 semanas” para recidiva) e bacteriológicos (mesma ou nova cepa) ao revisar o tema. Conforme o CREMESP e o Ministério da Saúde, a precisão conceitual norteia a conduta clínica adequada!
Gabarito: A) 4-2-1-3
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo